O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) emitiu um comunicado, na quarta-feira (6), informando que uma vazão de água no bairro Penha, na região central da cidade, não é indicada para o consumo humano, já que ela não recebe nenhum tipo de tratamento.
Segundo o comunicado, a autarquia tem recebido solicitações e notificações sobre essa vazão de água. A população, preocupada com a crise hídrica que assola a cidade, tem questionado se não é possível usar essa água para o consumo dos itabiranos.
De acordo com o levantamento do Saae, a água é proveniente de algumas nascentes da região. Além disso, em setembro, foram realizadas análises laboratoriais que constataram que o recurso hídrico não é tratado — e, portanto, não é recomendado para o consumo humano.
+ América vence o Palmeiras e pega elevador na tabela, enquanto Atlético amarga empate fora de casa
+ Presidente do Saae admite não saber a quantidade de água que circula atualmente no Anel Hidráulico
+ Aniversário de Itabira teria grande evento; Prefeitura muda planos devido a crise hídrica
Ainda conforme o comunicado da autarquia, o local possui uma “Certidão de Uso Insignificante” emitida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

