O processo de atualização do Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Salários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) teve mais uma etapa cumprida. Nesta quinta-feira (26), a diretoria da autarquia e representantes do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) apresentaram à comissão setorial e ao Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintsepmi) a proposta da nova estrutura organizacional e tabela salarial da autarquia.
Para a elaboração de uma nova tabela salarial foi realizada uma pesquisa mercadológica entre os outros Serviços Autônomo de Água e Esgoto da região e, de valores de outros entes que compõem a administração pública em âmbito direto, indireto, empresas públicas ou até mesmo empresas privadas. A proposta visa a construção de um quadro comparativo entre os valores praticados pelo Saae de Itabira e os demais entes, para sustentar a proposta da consultoria frente a necessidade de uma nova tabela salarial para seus servidores.
“A atualização do Plano de Cargos e Salários é uma reivindicação antiga dos servidores e que logo sairá do papel. Com a finalização dessa etapa, o valor médio encontrado deve ser aplicado para o enquadramento dos servidores efetivos e para definição da tabela de salários para quem ingressa por meio de concurso público”, comentou a diretora-presidente do Saae, Karina Rocha Lobo.
O estudo proposto tem como objetivo ainda modernizar a estrutura do Saae e adequá-la aos novos desafios; como por exemplo a entrega da Estação de Tratamento de Água (ETA) Tanque, que terá um corpo técnico específico e com dedicação exclusiva para o projeto.