Nesta quinta-feira (25), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) passou por fiscalização de rotina da Polícia Federal. O órgão tem como responsabilidade o controle de produtos químicos no Brasil, e a fiscalização também abrange outras empresas, inclusive no município de Itabira.
Os produtos controlados são adquiridos mediante apresentação da Licença de Funcionamento do Laboratório Central do Saae. No ato da compra, a Polícia Federal recebe a informação sobre os produtos controlados adquiridos e suas respectivas quantidades.
Atualmente o Laboratório Central atende ensaios de qualidade de água, caixa separadora de água e óleo, efluentes domésticos e industriais, baseando-se nas diretrizes da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, que estabelece critérios de qualidade em ensaios analíticos e na gestão laboratorial.
Além da Polícia Federal, o Saae de Itabira passa por fiscalizações e avaliações rotineiras de outras entidades. Como, por exemplo, a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro que manteve no ano passado a manutenção da acreditação do Laboratório Central da autarquia.