Neste sábado (20), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira completa 68 anos à frente do saneamento básico do município. Desde a criação da autarquia, em 1955, muitas transformações entraram para a história de Itabira. A prestação de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário precisou acompanhar a expansão territorial da cidade, envolvendo milhares de pessoas ao longo de tantas décadas. Em comemoração à data, a autarquia contou a história de seis servidores. Confira.
Dois terços da vida de Adilson Araújo Pinto, hoje com 54 anos, estão totalmente relacionados com o Saae. Ele foi admitido no Saae em 09 de outubro de 1987, aos 18 anos, por influência do seu pai, que naquela época já era servidor da autarquia. “Meu pai foi um dos primeiros funcionários do Saae, foi o sexto ou sétimo, se não me engano. Eu entrei aqui em 1987 e tive a oportunidade de trabalhar três anos ao lado dele”, comenta.
Adilson Pinto relembra sua trajetória dentro da empresa e admite: “só quero sair daqui aposentado”. “Comecei como auxiliar de bombeiro hidráulico. Naquela época eu era pedreiro, mas não tinha essa vaga disponível no Saae naquela época. Mas meu pai me incentivou a vir. Logo no primeiro mês eu pensei em desistir. O serviço era muito pesado, não tinha as máquinas que temos hoje. Mas eu venci. Em 1991 eu passei para o cargo de pedreiro e assim fui seguindo minha carreira no Saae. Fui encarregado, supervisor, chegando até a coordenação. Hoje estou na fiscalização e é só alegria. Agradeço muito ao Saae pelas oportunidades que tive”, declarou.
Romero Castanheira é torneiro mecânico e está no Saae há 28 anos. Suas atribuições estão ligadas à manutenção de equipamentos e reparos. Mas também já teve oportunidades de crescimento profissional ao passar por setores estratégicos do Saae. Entre eles, a Eletromecânica e a Sala de Controle. Em cada um ficou por seis anos.
“Gosto muito de trabalhar aqui. Cheguei em 1995, encontrei uma organização muito boa e bem estruturada. Me adaptei fácil e me sinto muito feliz aqui. Fala-se tanto que água é vida, da importância da água. Isso é muito bonito, mas poder vivenciar o processo para que a água chegue nas casas das pessoas, desde a captação, passando pelas etapas de tratamento, é muito gratificante, muito honroso. Os esforços e trabalhos para disponibilizar água de qualidade é muito grande, é muita responsabilidade. Então, para mim é uma dádiva poder estar no Saae esse tempo todo”, afirmou Romero Castanheira.
Ana Paula Ribeiro Farias foi aprovada em um concurso e entrou no Saae em fevereiro de 2008. Recém formada em Administração de Empresas, ainda não tinha experiência, e foi no Saae que aprendeu muito do que hoje sabe. Trabalhou em vários setores, como no de Atendimento e de Engenharia. Há dois anos está no departamento de Compras, área responsável por adquirir os insumos, bens e produtos essenciais para o funcionamento da autarquia.
“A água é um fator que influencia na saúde da população. Em qualquer setor que eu estiver, faço o melhor para que meu trabalho possa refletir positivamente na população. O Saae me ofereceu uma oportunidade de crescimento muito grande. Quando entrei aqui era recém formada, não tinha muita experiência. Mas consegui superar e obter resultados positivos em todos os desafios”, lembra Ana Paula Farias.
Rogério Luiz Batista chegou ao Saae em fevereiro de 2011 como leiturista. Diariamente, por dez anos, ele percorria bairro a bairro fazendo a medição individual do consumo mensal de água das residências, comércios e empresas de Itabira, orientando e sanando as possíveis dúvidas dos clientes.
Atualmente, Rogério Batista trabalha no Almoxarifado, base de apoio a todas as outras áreas da instituição. Cabe a ele receber e estocar os produtos adquiridos pelo Saae, considerando as condições necessárias para cada um deles. É a ele também que as pessoas recorrem quando precisam de materiais de diversos tipos para exercerem seu trabalho. “É muito gratificante saber que faço parte de uma empresa que presta um serviço essencial, que é o abastecimento de água, e que está nas casas de toda a população no dia a dia”, comentou.
Igor Gonçalves Araújo, tem 24 anos, e foi admitido no último concurso público realizado pelo Saae, em 2019. Assumiu em 2020, ocupando a função de artífice I, executando os serviços de manutenção preventiva e corretiva de rede de água. Posteriormente, foi promovido ao cargo de encarregado de manutenção e reparos.
Hoje ele é responsável pelo PPC – Programação, Planejamento e Controle, setor que recebe do Call Center as demandas dos clientes referentes a manutenções, abrir as ordens de serviço e encaminhar para a equipe de manutenção. “Para mim é gratificante poder trabalhar no Saae, uma empresa tão importante para o desenvolvimento de Itabira e para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.