Itabira registrou uma grande perda neste domingo (27). Nascido em Barão de Cocais, mas com uma vida inteira construída na Terra de Drummond, João Onofre de Souza – o Joãozinho da Turita – faleceu aos 78 anos. Em Itabira desde a infância, onde recebeu o título de cidadão honorário, o cocaiense construiu uma trajetória de respeito na cidade.
Foi o precursor do turismo há 50 anos, quando fundou a Turita, empresa que ajudaria a construir sua identidade junto aos outros itabiranos. Também atuou em segmentos sociais, sendo presidente de associações de bairro, foi fundador da Escola de Samba Unidos de Itabira, presidente da Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), diretor de futebol do Valeriodoce Esporte Clube, membro do Lions Clube, entre outros.
Ao criar seu próprio negócio no ramo do turismo, nunca mais foi o João Onofre, e sim o “Joãozinho da Turita”. Filha do empresário, Myriam Cristina comentou sobre a conexão criada entre o pai e os itabiranos por meio da agência de viagens.
“Não havia excursão em Itabira sem que fosse com a Turita, todo mundo só queria viajar com ele pelo profissionalismo, gentileza e carisma. Bom humor, boas piadas e muitos ‘causos’. Pegava a estrada com o propósito de realizar sonhos, cuidar de cada um e conduzir a todos pelo caminho da felicidade. Não media esforços para ajudar, para ser um ser humano bom para o próximo!! Extremamente devoto de Nossa Senhora Aparecida, procurava sempre praticar o bem ao próximo, angariando muitos fiéis amigos que hoje manifestam seu amor por meio de inúmeras mensagens enviadas à família, que se sente honrada e feliz pelo legado deixado por ele”, ressalta.
Myriam também relembra, com carinho, algumas das principais características de Joãozinho. Ela também enfatiza que o pai, aos 78 anos, ainda possuía diversos planos pela frente.
“O conselheiro, o colo, o incentivador, o falar manso e suave que acalentava a todos. Tocava violão, gaita, teclado, acordeon, tudo de ouvido e bem humorado o suficiente pra tocar e rir de si mesmo pelo amadorismo. Sábio na vida e no coração, Joãozinho da Turita nunca deixou de ser empreendedor e, aos 78 anos, partiu ainda trabalhando e com muitos projetos. Faz hoje sua última viagem e com passagem só de ida pelo caminho da luz, numa estrada que agora vai desvendar e encontrar a paz que merece!”, completa.
O velório de João Onofre de Souza está sendo realizado nesta segunda-feira (28), no Memorial Santa Terezinha, das 7h às 11h30. O sepultamento será realizado às 12h, no Cemitério da Paz.