Pouco mais de duas horas após o encerramento das votações e faltando muito pouco para os resultados das apurações, a Redação da DeFato Online realizou um balanço com os principais fatos que marcaram o domingo de eleição, em Itabira.
[links1]
Apesar das intercorrências, no âmbito geral, a cidade protagonizou uma eleição tranquila. Tiveram algumas denúncias de boca de urna, entretanto não houve flagrantes, conforme informou a promotora eleitoral Gislaine Pereira;
“Visitamos várias seções eleitorais de Itabira e alguns municípios, sempre em contato com a Polícia Militar, pois caso ocorresse algum imprevisto tomávamos as providencias necessárias”, contou Gislaine.
Complementando a ponderação da promotora do Cartório, o capitão da Polícia Militar, Tenente Coronel Ferraz relatou que dos 11 municípios aos quais o 26° Batalhão assiste, Itabira foi um dos que não exigiram tanto da força policial.
“Cada município tem a sua particularidade, mas em Itabira não tivemos nada que chamasse muita atenção. No entanto, não percebemos nada que fugisse a realidade que esperávamos”, pontuou o Tenente.
Uma das intercorrências registradas, foram com relação as urnas. De acordo com o Chefe do Cartório Eleitoral, Filipe Calijorne, cerca de 11 urnas eletrônicas foram substituídas durante as eleições em Itabira.
“Os problemas apresentados pelas urnas eletrônicas, foram semelhantes. Algumas estavam desligando e outras demonstraram um erro, no qual os eleitores não conseguiam efetuar os votos. Todavia todas os equipamentos foram devidamente trocados”, explica.
Filipe Calijorne ainda ponderou que a troca de urnas não interfere na votação. Todos os votos realizados na primeira urna foram validados, pois a contagem não recomeça. O segundo aparelho, apenas da continuidade.
A Chegada das Urnas
O processo de transferência das urnas, consiste em algumas etapas. Após serem encerradas nas seções, elas são levadas ao fórum, seja através com um ônibus ou um carro menor, dependendo do tamanho das escolas.
‘Chegando no Fórum as urnas são descarregadas, passam por um controle de concessão e um processo de divisão de materiais, antes das mídias serem direcionadas à sala onde está instalada a junta eleitoral”, explicou Filipe.
Pós Eleição
Há uma grande expectativa em cima de dois grandes candidatos da região. E sobre o resultado das eleições, o Tenente Coronel Ferraz afirmou esperar por uma manifestação tranquila. Porém, reforçou a equipe militar está preparada para o fim das votações.
“Nós entendemos o desejo de comemorar, mas sugerimos aos políticos que tomem cuidado com a segurança, principalmente levando em conta a situação atual, estamos vivendo uma pandemia. E claro, nosso esquema operacional continuará focado nas comunidades. Inclusive com reforço”, concluiu.