A história de Itabira pode ser contada por meio dos locais onde se produz arte ou até mesmo pelas casas das pessoas. Alguns desses lugares tornaram-se museus e reúnem registros de grande importância para a memória itabirana.
Confira os períodos de funcionamento dos museus de Itabira segundo o Portal de Turismo da prefeitura:
Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA)
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) é uma entidade sem fins lucrativos que funciona como um polo cultural em Itabira e busca preservar a memória de Drummond. O espaço localizado no endereço avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 666, bairro Centro reúne a administração do centro cultural, além de Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto, Teatro, Foyer e Galeria de Artes.
De segunda a sexta-feira, o espaço está aberto de 8h às 18h. No sábado, o horário de funcionamento é de 8h às 14h e, aos domingos, permanece fechado o dia todo.
Museu de Itabira
O Museu de Itabira expõe objetos de arte sacra, utensílios minerários, documentos e fotografias que contam a história da região. Além da exposição permanente e da biblioteca, também promove exposições temporárias e atividades como palestras, oficinas e apresentações musicais.
É possível visitar o Museu de Itabira, que fica na Praça do Centenário, nº 116, no bairro Centro, de quarta a sexta-feira, de 9h às 17h. No sábado e no domingo, o espaço funciona de 10h às 16h. Às segundas e terças-feiras, o museu permanece fechado. A entrada é gratuita.
Memorial Carlos Drummond de Andrade
O Memorial Carlos Drummond de Andrade foi inaugurado no centenário de nascimento do escritor para homenageá-lo. Construído em um antigo casarão que pertenceu à família de Drummond, reúne objetos pessoais do poeta, como fotografias, manuscritos, livros e objetos de decoração.
Uma exposição permanente conta a a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, com destaque para seus poemas mais famosos, como “No Meio do Caminho” e “Quadrilha”. Além disso, o local conta com uma biblioteca com mais de 2.000 livros, um auditório para eventos culturais, uma loja de souvenirs e um café.
O memorial fica no Pico do Amor, localizado na rua Chácara Fernando Jardim, nº 300, bairro Campestre. O horário de funcionamento é de 8h às 18h com uma pausa para o almoço de 12h às 14h de terça a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, o espaço fica aberto de 10h30 às 16h30.
Segundo a prefeitura de Itabira, o custo para a entrada no museu é de R$2.
Casa do Brás
Brás Martins da Costa foi um fotógrafo itabirano que registrou o município a partir de 1890. Sua casa construída em 1857 reúne, hoje, seus registros do cotidiano das famílias, das festas religiosas e dos eventos políticos da época. Atualmente, é o local de funcionamento da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI).
A Casa do Brás está no endereço rua Guarda-Mor Custódio, nº 156, bairro Centro e está aberta para visitação gratuita de terça a sexta-feira, de 8h às 18h. Nos demais dias, permanece fechada.
Centro Itabirano de Artesanato
O Centro Itabirano de Artesanato reúne lojas de produtos artesanais e recebe exposições temporárias de artesanato. O espaço está localizado na Praça Joaquim Pedro Rosa, nº 22, bairro Centro e representa um importante polo para artesãos itabiranos.
De segunda a sexta-feira, o espaço funciona de 8h às 18h. No sábado, está aberto de 9h às 13h, permanecendo fechado no domingo. A entrada é franca.
Fazenda do Pontal
A Fazenda do Pontal foi o local onde Carlos Drummond de Andrade passou sua infância. A residência pertenceu a seu pai, Carlos de Paula Andrade e foi reconstruída em 2004 pela mineradora Vale.
O local fica aberto de 8h às 18h de terça a sexta-feira e, nos fins de semana, de 10h30 a 16h30. Na segunda-feira, permanece fechada. A Fazenda do Pontal está localizada no endereço rua Maria Julieta, sem número, no bairro Campestre.
Casa da Banda Euterpe Itabirana
Fundada em 1863, a Banda Euterpe Itabirana esteve presente em diversos eventos do município ao longo da História. A Casa da Banda Euterpe Itabirana guarda importantes documentos para sua memória, como partituras antigas. Uma de suas atrações é uma partitura original de Chiquinha Gonzaga.
De segunda a sexta-feira, o local funciona de 9h às 18h30. Aos sábados, está aberto de 9h às 12h30 e, aos domingos, está fechado. A Casa da Banda Euterpe Itabirana está localizada na rua Dr. Guerra, nº 49, bairro Centro.