Nessa quarta-feira (9), a cidade de Conceição do Mato Dentro recebeu com tristeza a notícia do falecimento do artista plástico Said Santiago, aos 66 anos. A prefeitura informou que seu velório acontecerá a partir das 8h, no paço municipal. Conhecido como “o estilista dos santos”, Said desenvolveu uma técnica única de arte sacra que rodou o mundo.
Por meio de uma nota de pesar, inspirada na biografia escrita pelo prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, a prefeitura de Conceição fez um breve histórico da vida e da obra de Said Santiago.
“Filho de Albertino da Silva Santiago e Antônia da Silva Santiago, bisneto do conselheiro do imperador Pedro II e ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Caetano José da Silva Santiago, e, neto de Basílio da Silva Santiago, primeiro Juiz de direito residente na Comarca de Conceição do Mato Dentro.
Autodidata, iniciou a caminhada profissional, no âmbito da moda, em 1974. Destacou-se como modelo e estilista, também teve grande êxito nas passarelas e na televisão através da publicidade. Após atingir sucesso, reconhecimento e diversos convites para trabalhar no exterior, Said deixou a carreira da moda, buscando novos caminhos.
Excelência como marchand da Associação Escola Fazenda de Artes e Ofícios, em Conceição do Mato Dentro, dedicou-se a consolidar e ampliar o artesanato regional, em particular a tapeçaria. Foi então que passou a criar imagens sacras, inspirado nas iconografias barrocas de Minas Gerais.
Acervos e coleções importantes acolhem peças de sua autoria, além de personalidades e artistas, que vão desde o papa Francisco a jornalista Poliana Abrita, possuem obras assinadas por Said Santiago. Ele sublinhava com entusiasmo, a sucessão de países em que suas obras sacras se incorporaram a coleções públicas e privadas. Estão anotados Filipinas, Itália, Portugal, Espanha, México, Estados Unidos, França, Argentina, República Tcheca, Suíça e etc.
Said Santiago foi um artista de vocação plural, sensível aos apelos múltiplos de seu tempo. Buscava nos retábulos e na imaginária, na pintura, na talha e na escultura, elementos com os quais iria refazer o barroco do ouro e dos diamantes nos tapetes arraiolos de sua Conceição do Mato Dentro.
A passagem de Said, referência na arte e na cultura, não apenas em Conceição do Mato Dentro, mas em todo país e pelo mundo é, sem dúvidas, uma perda irreparável. Seu talento, alegria e generosidade deixarão saudades.
Neste momento de dor, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, se solidariza com os familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda”.
Reconhecimento nacional
Em 2014, Said Santiago foi um dos entrevistados pela equipe do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga. Na época, ele apareceu mostrando sua delicada arte de vestir as imagens de santos inspirado na arte barroca. “É um trabalho de arte sacra, em que agregamos as técnicas de colagem e pintura para chegarmos a estética que reúne tecidos especiais e fragmentos antigos”, explicou o artista.
Atencioso, Said enviou de presente para Ana Maria Braga, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, de quem a apresentadora é devota, especialmente vestida por ele. “Para nós é um prazer que ela tenha uma peça da nossa técnica, do nosso estilo barroco”, destacou.
Carreira e boas lembranças
Com as artes sacras, Said Santiago iniciou carreira em 1997. Ele contava que teve milhares de peças espalhadas pelo mundo. Roberto Carlos e Bibi Ferreira estão na lista dos que colecionam obras de Said.
Nas redes sociais, diversas pessoas manifestaram pesar por seu falecimento e destacaram sua importância para as artes e a cultura de Conceição do Mato Dentro. O prefeito da cidade, Zé Fernando, usou seus perfis na rede social para prestar homenagens ao artista.