Mudar de casa, de escola, de cidade ou de país costumam ser desafios que assustam as pessoas. Quando trata-se então de uma mudança de um sistema que contém dados de milhares de cidadãos, a questão fica ainda mais complicada. Mas com planejamento, organização e tecnologia, é possível a realização de uma migração não traumática, com reduções significativas de perdas no processo e resultados a médio e longo prazos notáveis.
Foi assim na Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, em Minas Gerais. Em junho, o governo local iniciou o processo de transição para uma ferramenta de gestão em nuvem, capaz de armazenar e compartilhar arquivos pela internet.
A mudança veio para garantir que processos, principalmente, do setor tributário possam ser realizados de forma totalmente virtual, via internet. “Com as soluções implantadas é possível personalizar as funções do sistema à realidade da nossa Prefeitura. Assim, além de dar mais transparência aos procedimentos, o novo sistema oferece mais comodidade ao cidadão, mais agilidade no serviço dos colaboradores, e, ainda, evitará filas no setor de tributos, sobretudo, neste momento de pandemia”, explica o prefeito do município, Alcemir Moreira.
Alvará, Certidões Negativas, Cadastrais e de Débitos Tributários, IPTU, ITBI, e todos os demais tributos municipais, poderão ser tratados à distância, graças à nova plataforma.
O Prefeito de Santa Bárbara destaca que há um acompanhamento, de ponta a ponta, durante todo o processo de implantação. Segundo ele, a equipe da empresa contratada por meio de licitação pública fica realmente imersa nos treinamentos para que os servidores aprendam na prática a utilizar do sistema. Além disso, os consultores ficam sempre à disposição para tirar eventuais dúvidas e solicitam, constantemente, os feedbacks de todos os setores da Prefeitura envolvidos, a partir de reuniões on-line.
“Com certeza o atendimento é um dos nossos diferenciais. Somos a única empresa com um atendimento 360º, com assessoria técnica na implantação, acompanhamento permanente (presencial), suporte à distância (central de atendimento), plataforma de atendimento (gerenciamento inteligente de chamados), consultoria de produto e negócio e treinamentos presenciais e remotos com uma equipe experiente e qualificada”, afirma Jeferson Silva, Diretor de Mercado da GOVERNANÇABRASIL-GOVBR, empresa contratada.
O serviço adquirido é um sistema de gestão em nuvem oferecido pela empresa GOVERNANÇABRASIL – companhia especializada em soluções inteligentes para gestão pública. O projeto transfere dados da prefeitura para uma ferramenta hospedada no sistema de nuvem da AWS/Amazon (a mais segura oferecida no mercado atualmente). “Agora as informações da Prefeitura estarão mais seguras, pois os dados deixarão de ser registrados apenas em computadores, visto que, o sistema oferece armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem”, completou Moreira.
Resultados e perspectivas
O Prefeito de Santa Bárbara ponderou que o sistema ainda está em fase de implantação, sendo que, a ferramenta que possibilitará a tramitação de processos de forma on-line já é parcialmente utilizada. “Acredito que quando isso acontecer em sua totalidade, será possível perceber, de fato, a economia de papel, bem como a redução de tempo de trabalho, serviço, deslocamento e material de expediente”, destacou ele.
Além disso, o gestor público afirmou que planeja implementar o uso da assinatura eletrônica para todos os empenhos emitidos, sendo este, um complemento ao serviço já contratado.
Sala de Soluções
Para o Prefeito Santa-barbarense, outro ponto destaque da solução é a Sala de Situação, que auxiliará o governo, diretamente, na tomada de decisões de maneira mais precisa, sobretudo, no que diz respeito ao desenvolvimento das políticas públicas que melhoram a vida do cidadão.
De acordo com o Diretor de Mercado da GOVBR, os resultados podem ser ampliados e, com a expansão desse projeto, fica garantida a “integração dos sistemas, processos e áreas”. “Ter centralizado em um único canal as informações fundamentalmente importantes para os governos permite que o gestor tome as decisões com mais assertividade, em um timing mais exato, além de conferir mais transparência nos processos e um serviço melhor para a sociedade”, completa Jeferson.
*Com informações da Prefeitura de Santa Bárbara