O programa Olho Vivo foi entregue à população de Santa Bárbara no último dia 1º. A solenidade foi marcada pelas falas do chefe do Executivo, Leris Felisberto Braga, e do Comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Hudson Ferraz Júnior. Em pauta, estiveram a importância da participação da sociedade na construção de políticas públicas que culminem no desenvolvimento de uma cidade inteligente.
A implantação do sistema foi feito com recursos do próprio Executivo. A Prefeitura defende que investir em segurança pública também é investir em cidadania, garantindo qualidade de vida às pessoas, sendo este projeto classificado como uma política pública consistente, dotada de dinamismo e metodologia. Além do projeto, foi entrega uma viatura (Fiat Weekend Adventure 2018/2019), 0 km, com equipamento sonofletor e rádio transceptor para a Polícia Militar.
Pioneirismo
Além das 20 câmeras, em 18 pontos estratégicos da cidade, o projeto Olho Vivo ganhou parceria com um sistema inteligente, chamado Helios, da Polícia Militar de Minas Gerais. Essa integração, assim que estiver funcionando, permitirá o envio das placas capturadas pela câmera direto para o servidor da PM, em Belo Horizonte, onde será feito um rastreamento, sendo as informações redirecionados, in loco, para um aplicativo no celular dos militares de Santa Bárbara. Além disso, a fibra ótica utilizada no cabeamento proporciona uma imagem de qualidade, sem nenhuma perda na captura. Santa Bárbara é o primeiro município da região a adotar esta tecnologia.