A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo apresentou nesta semana o SIPO – Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário, uma ferramenta desenvolvida por servidores da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, para modernizar, integrar e tornar mais eficiente a elaboração e o acompanhamento do orçamento público municipal.
A apresentação ocorreu durante reunião de monitoramento da arrecadação de 2026 e alinhamento das diretrizes para a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027. O encontro reuniu gestores e equipes técnicas responsáveis pelo planejamento financeiro do município e destacou a importância do acompanhamento permanente das receitas e despesas para garantir uma gestão equilibrada e sustentável.
Desenvolvido integralmente por servidores municipais, o SIPO foi criado para oferecer mais segurança, transparência, agilidade e precisão aos processos orçamentários. A plataforma permite o gerenciamento das propostas orçamentárias de cada secretaria, controle de limites por fonte de recursos, acompanhamento das ações governamentais, emissão de relatórios gerenciais, rastreabilidade das alterações realizadas e monitoramento em tempo real das informações inseridas pelos setores da administração.
Entre os principais diferenciais da ferramenta está o controle automatizado dos limites orçamentários. O sistema também centraliza informações que antes eram trabalhadas em diferentes planilhas e documentos, proporcionando mais eficiência e integração entre os setores envolvidos.
O secretário municipal de Tecnologia da Informação, César Sousa, destacou que o projeto é resultado direto da qualificação dos servidores e da busca constante por inovação dentro da administração pública.
“Este sistema é motivo de orgulho para o município porque foi desenvolvido pelos nossos próprios servidores, utilizando conhecimento técnico, dedicação e compreensão das necessidades da gestão pública. Investir na capacitação das equipes permite que possamos criar soluções eficientes, reduzir custos e oferecer ferramentas que tornam os processos mais rápidos, seguros e inteligentes”, afirmou.
Segundo César, o SIPO demonstra que a tecnologia pode ser uma importante aliada da gestão pública quando utilizada para simplificar procedimentos e ampliar a capacidade de planejamento da administração.
Já o secretário municipal de Planejamento, Eduardo Quaresma, ressaltou que a ferramenta representa um avanço importante para o fortalecimento do controle fiscal e da tomada de decisões estratégicas.
“O planejamento é uma das principais bases de uma gestão responsável. O SIPO nos permite acompanhar a elaboração do orçamento de forma muito mais organizada e segura, oferecendo informações confiáveis para a definição das prioridades do município. Com isso, garantimos mais eficiência na aplicação dos recursos públicos e fortalecemos o equilíbrio fiscal da administração”, destacou.
Para o secretário, a ferramenta também contribui para tornar o processo orçamentário mais transparente e participativo, permitindo maior integração entre as secretarias e melhor alinhamento das ações governamentais.

