A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo aplicou nesta sexta-feira (12) a primeira multa por descumprimento da onda roxa, que o município fez adesão a partir da última quarta (10). Foi penalizada a empresa que presta serviços de transporte coletivo no município.
A Prefeitura não informou detalhes sobre a autuação. Outras diversas notificações foram emitidas – a multa é aplicada se a desobediência persistir.
São Gonçalo do Rio Abaixo suspendeu o funcionamento de serviços e atividades não essenciais e impôs toque de recolher das 20h às 5h da manhã, inicialmente até o dia 25 de março.
Há 15 fiscais de posturas em atuação no município, que contam com o reforço da Polícia Militar. Monitores também foram empenhados para orientar a população quanto às regras.
Segundo o governo local, o não cumprimento das medidas estabelecidas por pessoas físicas ou jurídicas pode acarretar multas entre R$ 500 a R$ 2 mil, conforme o caso: R$ 500 para a primeira infração e R$ 2 mil na segunda infração. Em caso de reincidência, é aplicado o dobro do valor, até o limite de R$ 50 mil.
Situação crítica
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo informa que o município está com taxa de ocupação de leitos destinados à covid-19 em estado crítico, com 90% preenchido.
“A atual situação é preocupante, uma vez que não há possibilidade de realizar transferências de pacientes neste momento, já que as cidades de referência também estão no limite”, disse o órgão, por meio de comunicado.

