Um programa criado com o objetivo de planejar o desenvolvimento pleno de São Gonçalo do Rio Abaixo, garantindo a manutenção da qualidade de vida, a geração de emprego e a qualificação profissional da população. Assim podemos resumir o Prospera +, ação pensada para o desenvolvimento econômico do município e lançada nesta sexta-feira (21), no Espaço Feira na Praça.
Para o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos “Nozinho” (PDT), o Prospera+ é um grande passo no planejamento para o futuro de São Gonçalo do Rio Abaixo. “Sempre digo que o minério não dá em duas safras, mas se soubermos direcionar os recursos da mineração em sua vigência, dará uma nova safra de recursos em outras áreas”, ressalta.
Entre os diversos momentos do lançamento do programa, destaque para a assinatura dos protocolos de intenções entre a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, Senai, Sicoob Credimepi e Governo de Minas Gerais. “É importante pensar o desenvolvimento da cidade em vários eixos como o econômico, no qual o Sicoob é parceira. Iniciativas atrativas para empresários que fomentarão a geração de emprego e renda para a população”, afirma Jackson Guerra de Araújo, presidente do Conselho de Administração Sicoob Credimepi.
“O Prospera+, do qual somos parceiros, aborda todos os pontos importantes para alcançar investimentos de novos empreendedores”, completa Caio César de Castro Silva Coelho, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais.
Também foi feita a formalização de inserção de imóvel para o Banco de Áreas e outras ações para fomento a diversificação econômica municipal. “Temos batendo recordes de investimentos que se estabelecem nos municípios e cabe a esses oferecer benefícios para atrair as empresas, como as diretrizes do Prospera+”, declara Carlos Augusto Romualdo, gerente de comunicação social e institucional do Invest Minas.
O Prospera+ é um programa que requalificou as diretrizes de políticas públicas municipais de desenvolvimento econômico e criou ferramentas de fomento para tornar o município ainda mais atrativo para novos negócios. O Programa tem o apoio institucional da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
“Na diversificação econômica temos o tripé que é o engajamento do poder público, empresários e população e o Prospera+ prepara a cidade para o desenvolvimento”, avalia Alexandre Valadares Mello, diretor de relações com associados e municípios do IBRAM.
“O Programa é um exemplo de planejamento para as outras cidades. Foi mostrado o quanto foi criterioso a elaboração do Prospera+”, acrescenta Ailton Antônio Guimarães Rosa, prefeito de Nova União e presidente da Amepi.