Centro e trinta e cinco mil pequenos negócios de norte a sul de Minas Gerais receberão a visita de agentes de orientação empresarial do Sebrae, que farão um diagnóstico para identificar as necessidades e dificuldades de cada empreendimento.
A ação faz parte do ‘Sebrae na sua Empresa’, um programa de atendimento presencial personalizado do Sebrae Minas que, neste ano, teve início em julho e vai até o final de dezembro. Os interessados em participar da iniciativa podem ligar no 0800 570 0800 ou procurar uma das 57 Agências de Atendimento do Sebrae Minas no estado.
Em 2022, o ‘Sebrae na sua Empresa’ tem a meta de atender 135 mil pequenos negócios em mais de 300 municípios mineiros. “Desses atendimentos, 70% serão às micro e pequenas empresas (MPE) e 30% aos microempreendedores individuais (MEI). Serão priorizados os empreendimentos que ainda não receberam atendimento. Nosso objetivo é fazer com que mais empresas tenham acesso aos serviços, produtos e ferramentas oferecidos pelo Sebrae Minas para melhorar a gestão e impulsionar o crescimento do negócio”, explica o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.
Os pequenos negócios serão visitados, de forma aleatória, por 250 agentes de orientação empresarial de 13 empresas credenciadas pelo Sebrae Minas. As regionais Centro e Sul serão as que terão o maior número de atendimentos, 30,2 mil e 25,2 mil, respectivamente.
Já no Centro-Oeste e Sudoeste do estado serão 18,4 mil empresas atendidas, na Zona da Mata e Vertentes, 16,8 mil, Rio Doce e Vale do Aço, 11,2 mil, Noroeste e Alto Paranaíba, 9,5 mil, e Jequitinhonha e Mucuri e Triângulo, 7,8 mil empreendimentos em cada uma delas.
Nova abordagem
Os agentes de orientação empresarial estarão devidamente identificados com crachá e um colete azul com a marca do projeto e da empresa credenciada. Os empreendedores visitados vão receber um adesivo com um QR Code e poderão apontar o celular para confirmar as informações sobre o projeto.
Durante a visita, será realizado um diagnóstico com o dono do negócio sobre questões ligadas às áreas de finanças, acesso a crédito, planejamento estratégico, marketing digital e vendas, além de fazer um levantamento do interesse do empreendedor em manter um relacionamento com o Sebrae Minas.
Ao final do atendimento, será enviado um e-mail com o resultado do diagnóstico com indicações de conteúdos específicos, com base nas necessidades identificadas. Além disso, os empreendedores terão acesso a landing page do programa e poderão baixar a App Sebrae para ter acesso a cursos à distância (EAD) gratuitos.
Os empreendedores, visitados e tiverem interesse em melhorar a gestão do seu negócio, também vão receber o contato do Sebrae Minas para conhecer mais sobre as soluções oferecidas, como: ALI, Empretec, Sebraetec, consultorias individuais, entre outras.
“Esse apoio será fundamental para que os empreendedores estejam preparados para inovar, organizar as finanças do negócio e fortalecer sua presença digital, com propósito de posicionar a empresa de forma competitiva e sustentável no mercado”, afirma o superintendente do Sebrae Minas.
*Com informações do Sebrae Minas