Site icon DeFato Online

Secretarias de Meio Ambiente e Saúde divulgam recomendações à população devido ao aumento da poluição do ar

Termômetros nas alturas: temperatura pode chegar a 35º nesta sexta-feira; confira a previsão do tempo

O tempo seco somado à fumaça das queimadas têm aumentado a poluição do ar da cidade - Foto: Jackson Faustino

As secretarias de Meio Ambiente e Saúde divulgaram, no final da tarde de quinta-feira (5), uma nota técnica com recomendações à população devido ao aumento da poluição do ar da cidade. De acordo com o documento, “nas últimas semanas, foi observado um aumento significativo nos níveis de material particulado (MP) no ar em Itabira, atingindo valores superiores aos limites estabelecidos pela Deliberação Normativa Codema nº 02/2022”.

“A presença elevada de partículas finas (MP2,5) e partículas inaláveis (MP10) no ar pode acarretar riscos à saúde pública, especialmente para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas”, acrescenta a nota técnica..

Os últimos dados monitorados indicam que os níveis de MP10 e MP2,5 ultrapassaram os padrões diários recomendados para a boa qualidade do ar. Estes níveis estão associados a condições climáticas desfavoráveis — como o tempo seco, que gera uma neblina — e o aumento do número de ocorrências de queimadas e incêndios florestais em todo o País.

Devido ao aumento significativo da poluição no ar em Itabira, toda a população pode apresentar sintomas como:

Além disso, pessoas de grupos sensíveis, como crianças, idosos e indivíduos com doenças respiratórias ou cardíacas, podem sofrer efeitos mais graves, como:

Diante desse quadro, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde recomendam à população:

Os dados de monitoramento da qualidade do ar podem ser acompanhados em tempo real pelo site https://meioambiente.itabira.mg.gov.br/custom/cfg_qual_ar.aspx.

Exit mobile version