A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo avalia a aquisição de um equipamento mais moderno para tratamento do lixo. Na última semana, os secretários de Obras e Serviços Urbanos, Eduardo Quaresma e a secretária de Meio Ambiente, Eunice Florência dos Santos, além de Rodrigo de Souza e Vanessa Ferreira membros da equipe estiveram em Contagem para conhecer novas alternativas para tratamento do lixo de forma mais sustentável.
Em visita técnica à empresa – Direção Consultoria e Engenharia – do grupo Dmaq mostrou o Decompositor Termomagnético de Resíduos (DTR 05). O equipamento tem o objetivo de redução do volume de resíduos orgânicos e derivados de petróleo, através de uma tecnologia japonesa de decomposição termomagnética. Este tratamento é ideal para o lixo contaminante ou tóxico, em especial resíduos provenientes de serviços de saúde, urbanos, industriais e do agronegócio, pois elimina agentes biológicos, químicos e físicos.
O equipamento é fabricado com alta tecnologia, é compacto e não utiliza nenhum tipo de combustível fóssil para sua operação, reduzindo os custos e também o impacto ambiental. A máquina tem capacidade de tratamento de 85 a 210 quilos de lixo por hora conforme suas dimensões.