O delegado regional da Polícia Civil de Itabira, Helton Cota Lopes, se reuniu, na terça-feira (18), com o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), para alinhar uma parceria para melhora dos serviços de Polícia Judiciária, o que poderá contribuir para segurança pública e defesa social em Itabira.
Atualmente, a Administração Municipal mantém um acordo de cooperação técnica com o Estado de Minas Gerais, por meio da Polícia Civil, que prevê o repasse de R$ 2.156.130,00 para a instituição policial. O acordo é válido até o dia 30 de junho de 2024, podendo ser alterado ou prorrogado.
O documento prevê que a Prefeitura de Itabira assuma as despesas de aluguel, de material de escritório, suprimentos de informática e dos serviços de utilidade pública das delegacias, como telefone e contratação dos serviços de internet.
Além disso, prevê a disponibilização de até dez servidores e dez estagiários para a Polícia Civil, sem ônus para o Estado, para exercerem atribuições administrativas. O fornecimento de material de limpeza e higiene para as delegacias, assim como a manutenção, lavagem, conserto, recuperação e aquisição de peças para os veículos oficiais da instituição policial também fazem parte do acordo.
No encontro, Marco Antônio Lage reafirmou o compromisso de investir em segurança pública e reforçar a parceria com os órgãos de defesa, como a Polícia Civil e a Polícia Militar. “Esse investimento, embora seja constitucionalmente ligado ao Estado, é compartilhado pelo município de Itabira. A gente tem este compromisso de garantir a segurança da população, com parcerias e manutenção de serviços essenciais. Ajudamos as forças policiais de diversas formas, seja com estrutura ou com pessoal, e continuaremos contribuindo em prol da tranquilidade da comunidade”, afirmou.