As péssimas condições do trecho da MG-229, entre Dom Joaquim e Senhora do Porto, continuam atrapalhando motoristas que tentam trafegar pelo local. Desta vez, a combinação de lama, poeira com buracos e grandes fissuras voltou a impossibilitar a passagem de carros e ônibus, que chegaram a ficar atolados na pista.
A linha de ônibus que interliga Conceição do Mato Dentro a Guanhães está paralisada há pelo menos dois dias devido à situação precária da via. De acordo com a empresa responsável por fazer o transporte, não há previsão dos ônibus voltarem a circular e completar o trajeto.
A estrada, com aproximadamente 26 km de trecho, é bastante movimentada e muito utilizada, principalmente nos últimos anos, após a implantação da Anglo American na região. Mesmo com tanta importância, o trecho da MG-229, entre Dom Joaquim e Senhora do Porto, segue sem asfaltamento.
Renata Lins, moradora de Conceição do Mato Dentro, vive na pele os transtornos causados pela via esburacada. Ela conta que transita pelo trecho desde criança e a situação fica cada vez pior. “Eu e meus familiares passamos por lá há anos. Já ouvimos uma conversa de asfaltamento antigamente, mas nada saiu do papel”, relata.
Para o técnico em manutenção, Afonso Nunes, também morador do município, o prejuízo ficou por conta do estrago no seu carro. “Sou mais um sofredor e vítima de carro quebrado na MG-229”, conta.
Abaixo Assinado
Em outubro do ano passado, um abaixo assinado exigindo melhorias na rodovia foi entregue na cidade administrativa de Minas Gerais com mais de 7.812 mil assinaturas. Além do documento, uma petição online foi feita para pressionar o asfaltamento. Cerca de 3.207 pessoas já estão participando da ação.
Prefeitura
No mesmo mês, o prefeito de Conceição, Zé Fernando, juntamente com o prefeito de Dom Joaquim, Dilsinho, discutiram sobre melhorias no trecho com o Diretor-Geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas (DEER) Fabrício Torres Sampaio. As conversas sobre asfaltamento também tiveram a participação da Anglo American. Contudo, nada ainda foi definido sobre as melhorias na via.