Site icon DeFato Online

Sem CEP, sem coleta seletiva e sem sinalização: moradores pedem atenção da Prefeitura com rua do Colina III

Foto: Jackson Faustino

Moradores da rua Gladiolos, no bairro Colina da Praia III, estão relatando diversos problemas com a falta de sinalização – vertical e horizontal – e dificuldade no atendimento de serviços públicos. Segundo Ketianni Drummond, que reside na localidade há dois anos, a rua não possui CEP, não tem atendimento dos Correios para entrega de correspondências e também não recebe o trabalho de coleta seletiva da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb). Além desses problemas, todas as ruas do bairro não possuem placas de trânsito, faixas de pedestres e afins, o que tem causado diversos acidentes. 

Ainda devido ao problema da falta de CEP, existe uma grande dificuldade de localizar os endereços das casas nos aplicativos de GPS e transporte, fato que foi registrado pela reportagem da DeFato na gravação do terceiro episódio do ‘‘DeFato nos Bairros’’.

Ketianni disse que já entrou em contato com o Setor de Protocolos da Prefeitura de Itabira para tratar sobre o tema. De acordo com a moradora, o retorno obtido foi que a rua Gladiolos está registrada na Prefeitura, mas não teve o CEP enviado aos Correios. Ketianni também foi informada de que a Prefeitura já enviou um ofício aos Correios, mas nenhum retorno foi obtido. Em função do problema, a moradora envia as suas correspondências, compras e demais entregas para a residência da sua mãe, no bairro São Francisco. 

Outra queixa relatada pela moradora é a não disponibilização do serviço da coleta seletiva pela Itaurb. Na rua Gladiolos só é realizada a coleta de resíduos comuns, e diante disso – junto da sua consciência ambiental – a moradora leva seu lixo (devidamente separado entre resíduos orgânicos e recicláveis) para descarte nas lixeiras do bairro Colina da Praia. 

Acidentes por falta de sinalização

Outra questão da rua Gladiolos – e de todo o Colina III – é a falta de sinalização vertical (placas de trânsito) e horizontal (faixas, faixas de pedestre, etc). Junto da sinalização inexistente, o mato dos lotes vizinhos causa pontos cegos nos cruzamentos, fazendo com que diversos acidentes sejam registrados no bairro. Ketianni relata pelo menos dois acidentes marcantes: um motociclista que teve traumatismo craniano, e uma batida envolvendo o escolar que suas duas filhas pequenas são transportadas para a escola. 

Confira a entrevista completa

A DeFato solicitou um posicionamento oficial para a Prefeitura de Itabira e aguarda retorno.

Exit mobile version