Txai Silva Costa (REDE) foi reeleito como prefeito de Nova Era neste domingo (15), com 8.211 votos. Por mais um mandato, o chefe do Executivo terá Moriá Domingues Benevides (PP) como vice-prefeito.
A vitória da dupla veio em fato inédito no município: não houve nenhum movimento de oposição, tendo apenas a chapa “Para viver uma Nova Era que queremos” concorrendo à Prefeitura – composta pela Federação Rede-Psol, PP, Mobiliza, PSB e Federação Brasil Esperança (PT, PcdoB e PV). Em 2020, Txai disputou as eleições contra outros quatro candidatos.
De acordo com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.677/2021, “nas eleições para as prefeituras de municípios com menos de 200 mil eleitoras e eleitores, basta a maioria simples: quem tiver mais votos se elege, não havendo a possibilidade de segundo turno nessas localidades”.
Dentro dessa perspectiva, bastava apenas um voto válido para o candidato ser eleito, conforme explica o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Mato Grosso do Sul em um artigo: “com base na legislação em vigor e na jurisprudência do TSE, podemos concluir que, nos municípios com candidato único, apenas um voto válido pode eleger o prefeito e seu vice, ainda que os demais eleitores votem em branco ou nulo”. Vale lembrar que os votos brancos e nulos são excluídos na hora da contagem.
Quem é Txai?
Além da sua gestão como prefeito, Txai foi Secretário de Governo na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e possui especialização em Gestão Pública – Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais na Fundação Getúlio Vargas. O político também cursou Criminologia na instituição de ensino Universidade do Porto e é formado em Ciências do Estado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
**** Matéria em atualização