Sem tempo para lamento e sem espaço para negatividade: esse é o lema do Valério após ter sofrido sua primeira derrota na Segundona Mineira, em casa, no último domingo (24), contra o América-TO. Na tarde desta terça-feira (26), o elenco comandado por Paulinho Guará voltou às atividades e já iniciou a preparação para a revanche contra o América, fora de casa, no próximo dia 8 de outubro. Até lá, o time vermelho e branco terá tempo suficiente para fazer os ajustes necessários na equipe e tentar recuperar os jogadores lesionados.
A comissão técnica do Dragão recebeu duas boas notícias: o zagueiro Roger Henrique, que havia sofrido uma pancada no tornozelo direito contra o América, passou por avaliação do departamento médico do clube e foi liberado. Roger, que já marcou dois gols na Segundona, participou da atividade desta terça com o grupo. Junto dele, o lateral Hitalo Araújo voltou à equipe. Outro jogador que está em fase final de recuperação e em breve se juntará aos demais nas atividades com bola, é o meio campista Luiz Felipe.
No entanto, a situação do atacante Ramon Caraci preocupa. O camisa 11 que saiu do último jogo após sofrer uma lesão no joelho esquerdo, passou por avaliação médica e ficará um tempo entregue ao DM. O clube não informou sobre a lesão do jogador, que esteve presente no Estádio Israel Pinheiro/Arena CEAD, mancando bastante. Caraci não ficou para a atividade e seguiu para sessão de fisioterapia junto do camisa 10 Felipe Muranga, que foi bastante caçado no jogo contra o América-TO.
Antes de iniciar o treino, Paulinho Guará teve uma longa conversa com o plantel, que ouviu atentamente as falas do professor. Após a ‘‘preleção’’, sete jogadores que haviam sido titulares no último confronto deram voltas ao campo, enquanto a outra parte do grupo realizava trabalho físico sob orientação do preparador Dener Azevedo. Após a parte física, o treinador valeriano promoveu uma atividade em campo reduzido, para trabalhar desde a saída de bola dos goleiros, até a criação de jogadas e finalizações dos atacantes, que desperdiçaram grandes oportunidades no último jogo.
Fala, professor!
Guará conversou com a DeFato antes do treino e destacou que, após ter visto o vídeo do último jogo, pôde fazer uma análise mais aprofundada da atuação valeriana.
‘‘Confesso que vi uma evolução boa na equipe, achei que o time comportou bem o campo, dentro da nossa estratégia de jogo. Tivemos todo o controle, 59% de posse de bola, mas infelizmente, fomos surpreendidos com o gol no momento que a gente perdeu um jogador. Mas futebol é isso, são detalhes’’.
Com um bom espaço de tempo até a próxima partida, Guará disse que o foco do trabalho também estará voltado para analisar a questão emocional e psicológica dos atletas, para que eles possam atuar com tranquilidade e buscar os pontos que perderam em casa.
Confira a galeria de fotos do treino