O mês de novembro é dedicado para discutir os avanços na luta do povo negro e também para celebrar a cultura afro-brasileira, considerando principalmente o legado de Zumbi dos Palmares, grande líder quilombola. É no dia 20 de novembro que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Em Itabira, a Diretoria para Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Governo preparou uma programação diversa e gratuita para todos os públicos. As atividades acontecem por meio da parceria da Prefeitura e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e OAB.
Pela primeira vez, a cidade contará com um festival de capoeira, o Conexão Capoeira do Contramestre Guayamun e Mestre Kal, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e a Associação Crianças do Amanhã. Com destaque, a programação traz presenças importantes como Silvana Veríssimo, presidente da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência, e o jornalista e escritor Tom Farias. No cenário musical tem Maíra Baldaia, Pereira da Viola e Rafael Formiga. Na oportunidade, a Exposição Fotográfica “ Negro em Mim” será aberta ao público na Escola Municipal Marina Bragança, no sábado, dia 18, às 8h.
Em especial, no dia 23, às 19h, terá uma roda de conversa feita em parceria com a OAB Itabira no Auditório do CREA, com o tema “Reparação da Escravidão em Compreensão Histórica e Jurídica”. Para as oficinas não há necessidade de inscrição, porém a participação é limitada por ordem de chegada e de acordo com o número de vagas.
Confira a programação: