No último sábado (4), o Valério superou a equipe do Contagem nos pênaltis para garantir a classificação para as semifinais da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. O adversário agora é o Américo de Teófilo Otoni — rival já conhecido da equipe itabirana —, com o primeiro confronto marcado para o próximo sábado (11), às 15h, no Estádio Israel Pinheir/Arena CEAD, em Itabira. Durante semana, o técnico Paulinho Guará vem conduzindo uma série de treinamentos para afinar o time e levá-lo até a finalíssima, o que garantirá o Dragão no Módulo II da competição em 2024.
“Eu sempre falo para todo jogador que quer chegar em um clube grande e viver coisas grandes: esse é o momento. É um momento de decisão e de escrever o nome na história do clube, de subir um time de tradição. Sabemos dessa responsabilidade desde que chegamos aqui e agora falta pouco — é o que eu falei para eles, valorizem o que vocês fizeram até agora e a maior valorização disso é conseguir o acesso, está nas nossas mãos e só depende de nós”, afirmou Paulinho Guará.
Valério e América-TO já se enfrentaram duas vezes pela Segundona em 2023 — ambas pela fase de grupos e com vitória do time de Teófilo Otoni pelo mesmo placar: 1 a 0. Dessa forma, a equipe itabirana tem conhecimento das dificuldades que enfrentará para chegar à decisão da competição. “Já começamos a trabalhar pensando no América. Sabemos das dificuldades dessa competição e como são os jogos. [São] duas equipes de tradição, mas temos que nos preparar bem, contando com a contribuição dos atletas, cuidando da alimentação, do sono e da hidratação, porque a performance nesses dois jogos é de suma importância, falta pouco para a gente conseguir o nosso objetivo, então esse é o pensamento”, destacou Paulinho Guará.
O treinador também comentou sobre umas das principais dificuldades do Valério: fazer gols. “Temos trabalhado para isso. A gente fala muito com os atacantes: a bola tem chegado, então agora a bola vai entrar. É importante que joguemos com certo equilíbrio, nas fases defensivas e ofensivas. Temos criado algumas oportunidades, agora a gente só precisa ser feliz na hora de concluir e fazer os gols”, analisou.
“Estamos trabalhando muito, temos mais alguns treinos para ajustar os detalhes finais, aqueles que vão iniciar [o jogo], mas está sendo muito positivo. Acho que a vitória lá [em Contagem] nos fortaleceu ainda mais, nos trouxe confiança”, disse o técnico.
Balanço
Apesar de dois empates sem gols diante do Contagem nas quartas de final, o que levou a decisão do confronto para os pênaltis, Paulinho Guará faz uma análise positiva do desempenho da sua equipe. Para ele, o Valério evoluiu da primeira partida para a segunda, apresentando um futebol mais equilibrado entre ataque e defesa.
“Eu acho que foi muito positivo, a gente enfrentou uma equipe muito qualificada, maior folha [salarial] da competição e um time de maior investimento — sabíamos da dificuldade, Em casa, não tivemos um bom jogo, mas lá [em Contagem] nós conseguimos igualar, até achei que fomos melhores, soubemos o momento de defender, o momento de atacar e conseguimos achar esse equilíbrio para alcançar o resultado, infelizmente não conseguimos ganhar no tempo normal, mas a competição nos levou para as penalidades e a gente conseguiu ser feliz nas cobranças”, avaliou Paulinho Guará.