Site icon DeFato Online

Senac em Itabira anuncia matrículas para cursos técnicos gratuitos em 2025

Senac em Itabira anuncia matrículas para cursos técnicos gratuitos em 2025

Foto: Divulgação/Senac

Muitas pessoas encaram o início de um ano como o começo de um novo ciclo e para quem quer já pensa em aplicar essa mentalidade à vida profissional, o Senac em Itabira, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, anuncia cronograma para inscrições em cinco turmas de cursos técnicos gratuitos. As aulas abrangem áreas como gestão, segurança, saúde e tecnologia da informação e começam em fevereiro e março de 2025.

Confira o cronograma para realização de matrículas e início das turmas:

Técnico em Administração

Técnico em Recursos Humanos

Técnico em Segurança do Trabalho

Técnico em Informática

Técnico em Enfermagem

Foto: Divulgação/Senac

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na unidade localizada na Praça Doutor Acrisio Alvarenga, 7 – Centro. No ato da inscrição é necessário apresentar documento original com foto, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Menores de idade deverão comparecer acompanhados dos pais, que também devem portar documentos de identificação com foto e CPF. Não há reserva de vagas, as inscrições são limitadas e destinadas por ordem de chegada.

Os cursos são oferecidos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), iniciativa de educação inclusiva destinada a pessoas com renda familiar mensal per capita inferior a dois salários-mínimos.

Outras informações podem ser obtidas no site do Senac, presencialmente na unidade, pelo telefone (31) 3067-4050 ou WhatsApp (31) 3057-8600.

Importância da formação técnica

Voltados para quem está cursando ou concluiu o Ensino Médio, ​​os cursos técnicos trazem a vantagem de poderem ser conciliados com o próprio Ensino Médio, como pontua Marcus Gava, diretor do Senac em Itabira: “O mercado de trabalho está, cada vez mais, em busca de profissionais com uma formação focada na função que será exercida. Por esse motivo, é possível conquistar mais rapidamente uma vaga com um curso técnico. Além disso, a modalidade é ideal para quem quer conhecer melhor uma área antes de partir para a graduação ou mesmo para quem busca conquistar um emprego para arcar com as despesas de um curso superior”.

Pesquisa conduzida pela Fundação Roberto Marinho revela que a falta de qualificações técnicas e de experiência são os principais obstáculos para a contratação de jovens. O estudo aponta que 60% das empresas consideram a formação técnica um diferencial na seleção de jovens funcionários. Em 42% das empresas, esses jovens não apenas permanecem nos cargos, mas também evoluem profissionalmente. Além disso, 61% das empresas possuem pelo menos um gestor que começou a carreira em um cargo técnico.

Senac em Itabira

O Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, está em Itabira desde 2003. Além de contribuir para a inserção das pessoas no mercado de trabalho, a instituição fomenta o desenvolvimento econômico da cidade e região, com a oferta de cursos técnicos, livres, MBA e Aprendizagem Comercial.

O Centro de Educação Profissional possui infraestrutura completa com laboratórios de informática, enfermagem e estética, para atender a comunidade itabirana e de outros municípios da região, como Santa Maria de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Rio Piracicaba, Nova Era, Alvinópolis e Dom Silvério.

Sobre a Fecomércio MG 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato.

A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Exit mobile version