Durante o mês de abril, alunos e docentes de 16 Departamentos Regionais do Senai de todo o país participaram do Grand Prix de Inovação (GP), uma competição de projetos que buscou auxiliar no enfrentamento da crise gerada pelo novo coronavírus. O Senai MG foi um dos destaques da competição. Das seis premiações que disputou, conquistou três: as unidades de Governador Valadares e Timóteo levaram o primeiro lugar em duas categorias e Barão de Cocais conseguiu uma segunda colocação.
As equipes atuaram, de forma virtual, na busca de soluções para três desafios relacionados à crise da Covid-19: “Como estudar durante o período de quarentena da pandemia, sem perder o ritmo de estudos e aprendizado?”; “Como ter uma indústria sem contaminação e sem perder a produtividade no período de uma pandemia?” e “Como manter a mente saudável em tempos de pandemia?” A edição virtual ainda trouxe um desafio exclusivo para os instrutores: “Que ferramentas educacionais inovadoras podem ser utilizadas em tempos de pandemia?”
“Atividade voluntária promovida pelo Senai Departamento Nacional, o GP teve como objetivo reunir esforços de alunos e instrutores para sugerir possibilidades de superar as restrições impostas e ao mesmo tempo contribuir para diminuir os prejuízos da nossa economia, especialmente das empresas industriais, nesse período de reclusão imposto pela pandemia”, destacou o consultor de Desenvolvimento Industrial, Gerência de Educação e Tecnologia do Senai MG, Avelino Dias Marques de Resende.
No total, foram cadastrados 858 projetos de soluções e uma banca avaliadora composta por 34 especialistas definiu os projetos vencedores. O Senai MG conquistou o maior número de premiações, com maior número de postagem de ideias.
Os alunos do Senai Timóteo foram os vencedores do desafio de como ter uma indústria sem contaminação e sem perder a produtividade no período de uma pandemia. Eles criaram um dispositivo de destravamento de portas, o “Open door”, que por meio de um pedal, é possível pisar e destravar a porta, sem utilizar as mãos. A apresentação dos alunos pode ser conhecida aqui. O instrutor Mario Mota acompanhou todo o trabalho da equipe.
Já na categoria docente, os instrutores Débora Cristina e Ricardo Ribeiro, do Senai Barão de Cocais, ganharam o 2º lugar no desafio: que ferramentas educacionais inovadoras podem ser utilizadas em tempos de pandemia? Eles criaram uma Gincana Virtual onde os alunos montarão suas equipes e cadastrarão na plataforma. A gincana terá uma semana de duração. A cada tarefa cumprida a equipe é premiada com 10 pontos, podendo ganhar ainda pontos extras com participação da família, maior número de visualizações de vídeos no Youtube e tarefas relâmpagos. A equipe vencedora será premiada, de acordo com o Regulamento. Conheça mais aqui.
“Valorizo muito as ações pedagógicas de qualidade realizadas pela equipe SENAI de Timóteo, que estimulam cada vez mais a participação de nossos alunos nos projetos educacionais do sistema e na contribuição com a indústria e a sociedade. O engajamento do orientador e comprometimento dos alunos, mais uma vez trouxe esse excelente resultado. Esse trabalho contribui de forma efetiva para o desenvolvimento de habilidades técnicas, sociais e organizativas, para a vida do aluno”, contou a gerente do Senai de Timóteo, Andreza Mônica Rodrigues Oto.
Já a estudante Amanda de Souza, de Timóteo, valorizou a alegria da conquista em grupo. “A sensação é maravilhosa, algo assim deixou a todos nós muito felizes. Quando fomos conferir o resultado, achamos que estávamos em terceiro lugar, depois com as teorias de colocação em ordem, a grande notícia do primeiro lugar chegou. E com esse resultado não poderia deixar de agradecer a todo o grupo, pois cada um foi essencial”, contou.
Os alunos ganharão Certificado e Smartphone Galaxy S10 Plus. Já os instrutores ganharão Certificado e Smartphone Galaxy S20.