Os bombeiros seguem atuando no incêndio que atinge a Serra do Cipó, na altura de Santana de Riacho, desde o último domingo (17). Ao todo, 19 militares estão empenhados na operação de combate às chamas, que tem como foco três pontos prioritários, nos quais existem riscos para residências próximas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o foco principal da operação desta terça-feira (20) está nas imediações da comunidade de Serra Morena e Mãe D’ Água, Alto Palácio e Recanto do Ildeu. No entanto, além desta área de intervenção, há diversos outros focos em toda extensão do Parque Nacional da Serra do Cipó.
Além da atuação dos bombeiros, 40 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas voluntários também ajudam no combate às chamas.
“Já no início desta manhã, foi realizado um sobrevoo de reconhecimento em toda região para se traçar as estratégias e frentes de combate as linhas de fogo. A força tarefa de apoio atua em pontos estratégicos dentro e fora do parque, principalmente próximo à Mãe D’ Água, conforme repassado pela Gerente do Parque”, informou o Corpo de Bombeiros nesta terça-feira.
Para auxiliar na operação, foi instalado um posto de comando na Prefeitura de Santana do Riacho.