Site icon DeFato Online

Serviços de saúde e transporte são prejudicados por trecho intransitável em Dom Joaquim

Serviços de saúde e transporte são prejudicados por trecho intransitável em Dom Joaquim

Foto encaminhada por internauta

Os serviços de saúde e transporte público de Dom Joaquim estão prejudicados devido às péssimas condições de um dos trechos da MG- 229. A estrada, que liga o município a Senhora do Porto, está intransitável desde segunda-feira (2). Com as chuvas, o barro tomou conta dos 26 km do trecho e interrompeu o tráfego de veículos. A estrada, que não é asfaltada, provoca com frequência o atolamento de carros que tentam atravessar o percurso em período chuvoso. 

De acordo com o prefeito de Dom Joaquim, Geraldo Adilson Gonçalves (MDB), a MG-229 é usada como caminho, pela Secretaria de Saúde, para transferir pacientes da urgência e emergência para o Hospital Regional Imaculada Conceição, em Guanhães. Com a estrada intransitável, os pacientes precisam passar por uma rota alternativa no qual a distância da viagem aumenta em 300 km. Segundo ele, normalmente o caminho percorrido é de 55 km. 

Além disso, o transporte público também foi afetado. Os ônibus das linhas intermunicipais que precisam passar pelo trajeto não estão circulando. 

Inúmeros ofícios já foram encaminhados ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), de acordo com o Chefe do Executivo. “Eu faço um apelo ao DEER para auxiliar nesse sentido. O trecho está intransitável e o terreno é oco, não tem sustentação. Como o material é argiloso só resolve com o asfaltamento”, afirma o prefeito. 

O prefeito disse que o DEER chegou a realizar uma manutenção paliativa no trecho para minimizar os impactos. Em parceria com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e a mineradora Anglo American, caminhões de minério foram despejados na estrada com o objetivo de torná-la mais firme. No entanto, a estratégia não deu certo e a via voltou a ficar cheia de lama. 

Asfaltamento

Sobre o asfaltamento, o prefeito afirma que nenhuma decisão foi tomada a respeito, mas que a ideia é que seja feito um protocolo de intenções para resolver a situação do trecho. “Eu estou muito esperançoso porque nós estamos sempre cobrando. Antes não existia a conversa sobre o asfaltamento, mesmo informal, agora existe”, diz o prefeito. 

No ano passado, o prefeito de Conceição, Zé Fernando, juntamente com o prefeito de Dom Joaquim, Dilsinho, discutiram sobre melhorias no trecho com o Diretor-Geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas (DEER) Fabrício Torres Sampaio. As conversas sobre asfaltamento também tiveram a participação da Anglo American. Contudo, nada ainda foi definido sobre as melhorias na via.

 

Exit mobile version