Site icon DeFato Online

Serviços do Detran-MG agora podem ser feitos por autoatendimento e no MG App

Serviços do Detran-MG agora podem ser feitos por autoatendimento

Foto: Gil Leonardi / Agência Minas

Novos serviços de atendimento ao cidadão do Detran-MG agora estão disponíveis nos canais eletrônicos de atendimento do Estado. A ação foi organizada pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

O cidadão poderá fazer alteração de endereço dentro do mesmo município por meio do MG App e dos terminais de autoatendimento, além de retirar a Certidão Negativa de Propriedade de Veículos por meio dos terminais de autoatendimento. 

Com a disponibilização do serviço de alteração de endereço no MG App, o condutor pode fazer a solicitação sem precisar comparecer presencialmente às Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) ou às centrais de atendimento do Detran-MG. O sistema vai permitir a alteração de forma digital, em um formulário eletrônico.

Os usuários também poderão emitir a Certidão Negativa de Propriedade de Veículo Automotor em terminais de autoatendimento. O documento, que comprova a inexistência de veículo registrado em Minas Gerais em nome de uma determinada pessoa física, é impresso em papel termossensível e possui a mesma validade do documento emitido no site do Detran-MG. A validação da certidão também poderá ser realizada nestes canais, no campo “Número de Autenticação”.

Agilidade

O diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, afirma que o objetivo é contar com a estrutura e a qualidade da equipe das UAIs para aprimorar o atendimento à população. “A ampliação da oferta de serviços nas UAIs para condutores e proprietários de veículos busca proporcionar um melhor atendimento ao usuário, com mais comodidade, eficiência e agilidade”, diz.

Autoatendimento

Os terminais de autoatendimento são semelhantes aos caixas eletrônicos e realizam de maneira informatizada os serviços prestados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Por meio do sistema, é possível solicitar a primeira e segunda via de Carteira de Identidade, emissão de antecedentes criminais, segunda via de contas da Copasa, entre outros.

Os terminais estão disponíveis nas 32 UAIs do estado e em outros pontos como a rodoviária de Belo Horizonte, as cidades de Araxá, Cássia, Conceição das Alagoas, Itajubá e Três Corações.

Todos os serviços disponíveis nos terminais também podem ser acessados pela internet, nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG e aplicativo MG App Cidadão.

Exit mobile version