Site icon DeFato Online

Servidores municipais iniciam curso de libras em Itabira

Servidores recebem instruções sobre Libras - Foto: Acom PMI

A comunicação entre surdos e ouvintes é um desafio quando o assunto é acessibilidade e promoção de cidadania às pessoas com deficiência auditiva. Para vencer essa barreira, a Prefeitura de Itabira deu início nesta terça-feira, 31 de julho, a uma capacitação de servidores em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para tornar o atendimento público mais receptivo. O curso tem carga horária de 40 horas.

Os alunos aprenderão conceitos de Libras, parâmetros e pontos de articulação, soletração, entre outras atividades de aprendizado, explica Simone de Oliveira e Silva, professora da rede municipal chamada para conduzir as aulas. Simone é pedagoga, especialista em educação especial e intérprete de Libras pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

A turma de Libras tem participantes das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, entre outras seções internas e externas que lidam com o atendimento público. As aulas ocorrem uma vez por semana, no auditório da Prefeitura. “O projeto que começa hoje, com aula inaugural, é de extrema importância. Os surdos poderão chegar a um departamento e serem melhor atendidos. Parte dos profissionais será capacitada e irá multiplicar esse conhecimento”, ressalta Simone.

  

Projeto piloto

A qualificação é realizada pela Secretaria Municipal de Governo e pela Secretaria Municipal de Administração – por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos –, sendo resultado de um pedido feito pela Associação de Pais e Amigos do Surdo de Itabira (Apasita).

Ilton Magalhães, secretário de Governo, chamou a iniciativa de “projeto piloto”. Ele citou o intuito do ensino de Libras ser expandido a outros profissionais do município. “É constrangedor um surdo ir a um consultório médico e não ter quem possa ajuda-lo”, pontuou.

Deoclécio Mafra, secretário de Administração, assegurou que cursos de atualização do servidor itabirano permanecerão constantes. “Com esse treinamento eu tenho a certeza de que o atendimento ao nosso munícipe será melhor”.

A aula inaugural teve participação de membros da Apasita, a exemplo do atleta Samuel Dreyfus, um dos principais nomes do Taekwondo de Itabira. Acompanhados de uma intérprete de Libras, usuários da associação agradeceram a Prefeitura por abraçar o projeto de inclusão.

Exit mobile version