Representantes da Secretaria Municipal de Administração e do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintsepmi) se reuniram na tarde de terça-feira (18) para definições sobre o o acordo coletivo de trabalho (ACT) da categoria. No encontro, ficou definido que a Prefeitura de Itabira concederá 8% de aumento salarial, acima da inflação, e majoração de 40% no cartão-alimentação.
O percentual de reajuste salarial apresentado à categoria representa 5,63% de recomposição da inflação, além de 2,37% de ganho real. Já o cartão-alimentação, com o reajuste de 40%, passará dos atuais R$ 300 para R$ 420. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itabira, o projeto de lei com a proposta será encaminhado para a Câmara Municipal assim que for aprovado em assembleia do Sintsepmi.
“Apresentamos uma proposta que contempla as regulamentações orçamentárias e que, ao mesmo tempo, representa ganho real para os servidores públicos municipais. Esse indicador é fruto de um minucioso estudo, de responsabilidade com a gestão dos recursos e, principalmente, uma continuidade da política de valorização que já é adotada pela atual gestão desde 2021”, afirmou o secretário de Administração, Gabriel Quintão.
Plano de Cargos
Durante a reunião, o secretário de Administração deu novas informações sobre o Plano de Cargos, Salários e Carreiras dos servidores municipais. Segundo Gabriel Quintão, a minuta do projeto estará disponível para o Sindicato em meados de maio, data em que também estará pronto para ser enviado à Câmara de Vereadores.
“Essa é a última data-base antes da finalização do Plano de Cargos, que já vai contemplar melhorias para os servidores. Estamos agindo com muita responsabilidade, para que os avanços sejam contínuos, o que, claramente, é uma política desta gestão. Há uma determinação do prefeito Marco Antônio Lage de que haja a valorização do servidor para que isso impacte positivamente no serviço prestado ao cidadão. O Plano de Cargos está por detalhes e será mais um passo que a gente vai dar para ter um serviço público justo”, garantiu o secretário.
Havia expectativa de que a minuta do novo plano de cargos e salários da Prefeitura fosse apresentado em meados de março, o que acabou não acontecendo. À época, esse descumprimento do prazo incomodou os servidores municipais.