Site icon DeFato Online

Sicredi Liberdade inaugura agência com nova proposta em São Gonçalo do Rio Abaixo

Inauguração aconteceu na última terça-feira (7). Foto: Sicredi

Na última terça-feira (7), a Sicredi Liberdade inaugurou sua agência na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo. O evento que aconteceu às 19h30 na rua São Manoel apresentou a nova estrutura interativa e a equipe que ficará responsável pelo atendimento no município.

A nova proposta da Sicredi tem o objetivo de romper barreiras. Sem porta giratória ou caixas, as movimentações podem ser feitas por um totem de atendimento ou pela internet. “O Sicredi é feito por pessoas para pessoas. O nosso relacionamento é muito forte. As nossas mesas foram pensadas num formato que aproxime: o associado vai estar do lado do colaborador, não na frente. São formas simples de gerar uma conexão muito verdadeira”, explicou a diretora de operações Letícia Bosque.

Em uma coletiva de imprensa durante a inauguração, a equipe fez questão de anunciar que os atendimentos por aplicativo ou WhatsApp são feitos por pessoas, sem o uso de inteligências artificiais. Outra novidade é o atendimento móvel, uma van que vai até associados e é climatizada internamente para gerar a mesma sensação de acolhimento que uma agência física pode proporcionar.

Além dessa humanização, a equipe também demonstra a intenção de orientar financeiramente a população são-gonçalense. “Hoje mesmo, nós estávamos aqui. Recebemos duas pessoas da comunidade dizendo ‘eu preciso juntar dinheiro, não sei como e preciso que vocês me ajudem’. Então, nosso objetivo é apoiar a educação financeira, porque nós não somos educados para saber lidar com isso”, relatou o diretor executivo Juliano Oliveira.

Demanda

A Sicredi está habituada a lidar com produtores rurais, mas o presidente da cooperativa Wilson Dejair dos Santos Rodrigues “Madala” afirma que a nova agência é feita para todo mundo, com propostas para pessoas físicas e jurídicas. “Nós queremos estar presentes no desenvolvimento da comunidade. Financiamos pessoas jurídicas que oferecem postos de trabalho e giram a economia. Isso fortalece a economia local”, defende.

Além disso, a Sicredi tem um Fundo Social. Segundo o presidente, a cooperativa, só neste ano, teve 130 projetos aprovados em todos os seus municípios de atuação.

Expansão

Esta é a terceira agência inaugurada em Minas Gerais. Até dezembro, mais duas serão abertas: em Barão de Cocais e Santa Bárbara. Além disso, o projeto de expansão da Sicredi Liberdade envolve municípios como Ferros, Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Santa Maria de Itabira e Santo Antônio do Rio Abaixo. “São municípios que tem também uma carência de uma instituição financeira. As pessoas são atendidas em outras cidades da região”, explica o gerente da agência Odvan Silveira.

O Sicredi tem mais de 2500 agências pelo Brasil, e mais de 100 cooperativas – uma delas é a Sicredi Liberdade. O processo de expansão envolve mais 26 municípios em Minas Gerais, sendo que a inauguração em São Gonçalo do Rio Abaixo é a terceira do plano.

A Sicredi Liberdade

A cooperativa nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Bagé, próxima à fronteira com Uruguai. Por isso, até a expansão para Minas Gerais, se chamava Sicredi Fronteira Sul RS. A Sicredi já está estabelecida e consolidada no Sul há 42 anos, onde atua em 11 municípios gaúchos, através de 12 agências. 

 

Em 2021, foi uma das cooperativas selecionadas a expandirem para algumas regiões de Minas Gerais. Por sua solidez, capacidade de crescimento, entre outros critérios, conquistou a região do Médio Piracicaba e parte da região do Vale do Aço, levando a proposta de expansão para votação em assembleia no ano de 2022.

Mediante aprovação em assembleia, em junho de 2022, a cooperativa deu início aos trabalhos na região mineira. Hoje, já se somam aos associados do Rio Grande do Sul, 1.290 associados mineiros.

 

Exit mobile version