No sábado (21), as Defesas Civis Municipais de Itabira e Santa Maria de Itabira realizam, às 15h, um simulado de emergência das barragens Borrachudo, Borrachudo II, Alcindo Vieira, Dique Quinzinho, Dique Ipoema, Jirau, Cemig I, Cemig II, Piabas e Santana. A atividade, que é rotineira e tem caráter preventivo, envolverá cerca de 540 pessoas, residentes em 201 imóveis localizados na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas de Itabira e Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Santa Maria de Itabira.
No horário do treinamento, os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes — precedido por uma mensagem de voz alertando que se trata de um simulado — e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Empregados que estiverem trabalhando nas ZAS operacionais das estruturas no dia e horário do simulado também participarão do exercício.
A atividade integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas de Itabira, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência. Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos em vias das duas cidades.
De acordo com uma nota enviada para a assessoria de comunicação da Vale, serão tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, segundo as orientações das autoridades de saúde dos dois municípios, tendo como foco a segurança dos trabalhadores e dos moradores das localidades.
A assessoria de imprensa ainda informou que não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Borrachudo, Alcindo Vieira, Dique Quinzinho, Dique Ipoema, Jirau, Cemig I, Cemig II e Piabas continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e as barragens Borrachudo II e Santana permanecem em nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante.
As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.
O simulado de emergência conta com apoio da Vale, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Minas Gerais.
Vias interditadas no dia 21 de agosto, entre 15h e 16h:
Itabira
- MGC-120 – que liga Itabira à Santa Maria de Itabira
- MG-462 – que liga Itabira à Santa Maria de Itabira
- AMG-900 – 1240 sentido à Senhora do Carmo
- AMG-900 – 1240 sentido à Ipoema
- Estrada vicinal sentido à barragem Borrachudo II
- Estrada vicinal de acesso à comunidade São Pedro
- Estrada vicinal sentido à comunidade Morro Santo Antônio
- Estrada vicinal de acesso à comunidade dos Padres
- Estrada vicinal de acesso à Pedreira
- Estrada próxima à entrada do aterro sanitário de Itabira
- Estrada vicinal de acesso à barragem Alcindo Vieira
- Estrada vicinal de acesso à barragem Jirau
Santa Maria de Itabira
- MGC-120 – Próximo à comunidade Soares
- Estrada vicinal sentido à comunidade Gaspar
- Estradas vicinais na comunidade Córrego da Lage
- Estrada vicinal sentido ao Morro Santo Antônio
- Estrada vicinal acesso à Comunidade Cordeiro
- Estrada vicinal sentido à comunidade Soares