Moradores de comunidades localizadas na Zona de Segurança Secundária (ZSS) da barragem da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro, participaram de um simulado de evacuação no último sábado (6). A adesão, no entanto, foi abaixo do esperado pela Defesa Civil de Minas Gerais. Pouco mais de 30% dos possíveis atingidos participou da atividade.
A Defesa Civil calcula em cerca de 400 pessoas o número de moradores nas comunidades de Água Quente, Passa Sete, Teodoro, Goiabeira, Cachoeira, Cachoeira de Baixo, Jassém e Saraiva, localizadas próximas à barragem do complexo Minas-Rio. Desse total, 129 participaram do simulado.
A estrutura da Anglo American não tem qualquer nível de alerta. Apesar disso, o treinamento foi realizado para informar, preparar e capacitar a população para a evacuação de emergência em caso de um rompimento da barragem.
Ainda segundo a Defesa Civil, o tempo de retirada das pessoas das áreas de risco foi de 48 minutos. O resultado foi considerado satisfatório, já que, na hipótese de rompimento da barragem, a comunidade seria atingida após duas horas e 25 minutos do colapso.
“Desta forma, foi possível verificar que a evacuação em segurança da área de risco foi realizada em um tempo menor do que o limite”, avaliou a Defesa Civil de Minas Gerais.