Acontece no próximo dia 17 de agosto o primeiro simulado de rompimento de barragens em Itabira. À DeFato, o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Flávio Godinho, contou que a expectativa é que cerca de 27 mil pessoas estejam envolvidas no treinamento. Este será o maior simulado do Brasil.
Do total de pessoas envolvidas no treinamento, aproximadamente 13 mil pessoas são moradoras dos mais de cinco mil imóveis de 11 bairros que estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS). São pessoas que estão em áreas próximas às barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal e Cambucal l e ll.
Outras seis mil pessoas estão nas zonas secundárias. Os funcionários da Vale somam cinco mil. Cerca de 2.500 pessoas estarão envolvidas na organização e condução do treinamento. Além disso, são contabilizadas as tropas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil municipal e estadual, e membros da Defesa Civil de outros estados que virão como observadores.
“A gente estimou umas pessoas a mais para planejar melhor e poder abarcar caso aconteça [o rompimento de alguma barragem]”, destacou o tenente-coronel Flávio Godinho. Os membros da Defesa Civil Estadual chegam a Itabira na próxima quarta-feira (14), quando vão definir a estratégia a ser adotada na data do simulado.
No dia do treinamento, a população deverá se dirigir para um dos 93 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras, fora da ZAS. Berço da Vale, Itabira tem 15 barragens da mineradora, sendo a do Pontal a primeira a ser implantada, em 1972. Desde então, nenhum simulado de emergência foi realizado no município.