No último domingo (1º), quando se celebrou o Dia do Trabalhador, o Sindicato Metabase de Itabira e Região promoveu mais uma edição da Festa do Trabalhador. O evento voltou a acontecer após dois anos de suspensão devido a pandemia de Covid-19. Em 2022, a comemoração foi restrita aos associados, que puderam levar três convidados mediante a troca de convites por um 1kg de alimento.
A 19ª Corrida Rústica iniciou as festividades com cerca de 160 corredores que percorreram 9 quilômetros entre asfalto e estrada de terra. A disputa contou com a participação de oito atletas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabira. “Durante todo o ano a gente treina, participa de atividades esportivas e quando aparece uma oportunidade, nossos atletas estão competindo. O esforço de cada um deles é sempre recompensado com medalhas e troféus”, disse Jéssica Carolina, responsável pela educação física da instituição.
Durante todo o dia houve sorteios de brindes, entregas de premiações para os vencedores dos torneios de truco e futebol e farta distribuição de picolés, algodão doce e pipoca. Um espaço para as crianças foi reservado. Também tiveram shows com AR e Gilmar, The Getho, Wesley e Elson e Supremacia.
O prefeito Marco Antonio Lage (PSB) também compareceu ao evento e elogiou o evento: “parabéns aos trabalhadores de Itabira e região, parabéns ao André Viana, enfim, parabéns a todos. Está tudo muito bonito e este pessoal merece sim toda esta festa”.
O presidente do Sindicato Metabase, André Viana, afirmou que “foram dois anos sem festa em tempos difíceis que estamos vencendo. A festa de hoje vem coroar nosso trabalho à frente do Metabase e este público confirma que temos acertado”.