O sindicato Metabase Itabira, Aposvale, Asprev e a Comissão de Aposentados e Pensionistas (CAP) se reuniram na manhã desta quarta-feira (11) para discutirem a situação dos aposentados e pensionistas da empresa Vale.
Por conta da pandemia, muitas ações destas instituições foram paralisadas em alguns momentos. Alguns aposentados e pensionistas declararam que se sentiram “abandonados” pela Valia, já que não receberam atendimento presencial e reclamaram das dificuldades em realizarem os atendimentos on-line.
O responsável pela Comissão de Aposentados e Pensionistas e diretor do Metabase, André Viana, questionou o atendimento pela internet. “Nem todo aposentado tem acesso ou conhecimento de como lidar com a tecnologia. O atendimento on-line para muitos foi um empecilho, trazendo prejuízos enormes”, disse.
Levantamento
Com o objetivo de fazer uma pesquisa sobre o momento pandêmico, o encontro serviu para que os representantes das entidades apresentassem a atual situação de cada instituição e os projetos para retomada das ações que foram paralisadas.
André Viana comentou sobre ação efetivada há alguns meses. “Em outubro de 2019 realizamos uma caravana para Brasília com quarenta e seis aposentados, pensionistas e anistiados da Vale. Participamos de reuniões com políticos e representantes de instituições públicas, discutindo soluções para diversas situações, tais como planos de saúde e seus altos preços com reajustes abusivos, planos de aposentadoria inconsistentes e situação dos “anistiados da Vale”, disse.
O diretor do sindicato também lembrou do encontro com o deputado Lincoln Portela, no qual manteve as esperanças de levar as pautas de aposentados e pensionistas para o Congresso Nacional. “O deputado federal à época sugeriu a realização de uma audiência pública por meio da Comissão de Legislação Participativa – CLP, da Câmara dos Deputados Pela CLP, o Metabase poderia apresentar à Câmara dos Deputados suas propostas e até sugestões de emendas ao Plano Plurianual – PPA e à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO. Ainda temos esperança de podermos expressar ao Congresso Nacional a realidade de nossos representados e apresentar leis que realmente trazem benefícios. As leis atuais foram criadas por pessoas que não conhecem a realidade, que não vivem, que não sentem na pele o que esse povo (aposentados) passa. A audiência na Comissão de Legislação Participativa será, sem dúvida, um grande trunfo. Enfim, as reuniões foram proveitosas e em um segundo momento teríamos continuidade; a pandemia veio em seguida e todos os trabalhos foram paralisados” disse André Viana.
Sebastião Deiró, presidente da Aposvale viu com bons olhos o encontro promovido pelo Metabase. “Estou muito feliz com o convite do André Viana e do Basílio (presidente da CAP) pelo convite. Em especial pela Comissão de Aposentados do Metabase pois foi nela que criou este ‘clima’ de cobrança de superávit, junto com o senhor Carlinhos Madeira (presidente da ASPREV) que foi outro intenso guerreiro nesta luta. Vamos retornar sim, com força total, sempre na defesa dos interesses dos nossos aposentados e pensionistas. ”
Ao fim, André Viana, presidente do sindicato Metabase, falou sobre as adversidades enfrentadas. “Os desafios são enormes: PASA, Superávit BD, Valia BP, Vale Mais, processos judiciais contra a Valia, INSS, aposentados por invalidez e outras tantas pautas importantes. Somente com unidade na luta é possível vencer.”