Site icon DeFato Online

Sirenes das barragens da Anglo Gold Ashanti são acionadas por equívoco e causam pânico em Santa Bárbara e Barão de Cocais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O sistema de comunicação de emergência das barragens de Córrego do Sítio (CDS) II, da AngloGold Ashanti, em Santa Bárbara e Barão de Cocais, foi indevidamente acionado na tarde desta terça-feira (29). O alerta equivocado gerou pânico geral à população, principalmente no distrito de Brumal, em Santa Bárbara, fazendo com que populares seguissem o plano de evacuação de emergência, entrando em desespero pelo risco de rompimento da estrutura. 

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram dezenas de crianças em choro compulsivo após terem sido evacuadas às pressas de uma escola. Nos vídeos também é possível ver uma viatura da Polícia Militar e pelo menos duas ambulâncias de resgate – que promoveram atendimento médico a algumas pessoas. 

Em comunicado oficial, emitido às 14h20, a AngloGold Ashanti pediu “desculpas aos moradores da região” e disse que estava entrando em contato com lideranças comunitárias e órgãos públicos competentes, além de avaliar o motivo do acionamento indevido. 

“Reforçamos que as barragens estão seguras e estáveis”, diz parte da nota. A empresa também disponibilizou o telefone do canal de atendimento para dúvidas e reclamações: 0800 72 71 500. 

A falha do sistema não é um fato isolado, já que em janeiro de 2021, as sirenes tocaram por duas vezes no mesmo dia, em um intervalo de poucas horas, em Brumal.

***Matéria em atualização 

 

Exit mobile version