Duas sirentes da Anglo Gold Ashanti, em Santa Bárbara, tocaram equivocadamente na manhã de hoje, sábado, dia 25. A informação é do major Eduardo Lopes, da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec). “Aconteceu o acionamento sim. Foi indevido e não tem relação com a mineradora Vale. Aconteceu dentro da área da Anglo Gold e foi um erro operacional. A população ao redor já foi informada sobre o erro e não foi um acionamento constante”, declarou o oficial, que está em Barão de Cocais, onde o risco de rompimento da barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco está em nível de alerta máximo. Por causa do erro operacional, a população chegou a se deslocar para os pontos de encontro, mas foi comunicada da falha pela Defesa Civil municipal.
Em um comunicado oficial, a AngloGold Ashanti reconheceu a falha e pediu desculpas à população. Veja:
Situação em Santa Bárbara
A Anglo Gold Ashanti realizou, nos dias 25, 27 e 28 de fevereiro, uma série de testes de seu sistema de sirenes de emergência de barragem Córrego do Sítio II. O objetivo foi exatamente avaliar o funcionamento do equipamento, parte do Plano de Ação Emergencial de Barragens de Mineração (PAEBM) da empresa.
Na época, a AngloGold Ashanti informou que, desde 2016, tem sido realizado encontros com a comunidade para apresentar o processo de gestão de barragens e tirar dúvidas sobre o procedimento de segurança. A barragem Córrego do Sítio II comporta atualmente 7,9 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ouro. A empresa afirma que a estrutura, bem como a Córrego do Sítio I, também em Santa Bárbara, é considerada estável e não apresenta riscos.