Com a derrota para o Grêmio na última quinta-feira, o Cruzeiro chega à última (38ª) rodada do Campeonato Brasileiro sem outra alternativa: para escapar da atual 17ª colocação e, com isso, do inédito rebaixamento para a Série B, a Raposa precisa vencer o Palmeiras no Mineirão e torcer por uma derrota do Ceará para o Botafogo, jogo que acontece na casa dos cariocas.

Vindo de quatro derrotas seguidas, o Cruzeiro tem 36 pontos, dois a menos que o Ceará, que foi derrotado pelo Corinthians, em casa, na última quarta-feira. O panorama dos resultados, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, faz com que a Raposa tenha 90,7% de chance de queda para a Série B, contra 9,3% do Ceará.
Com apenas sete vitórias em 37 rodadas, o número inferior de triunfos, inclusive, pode decretar o rebaixamento da equipe celeste. Isso porque o concorrente direto Ceará soma dez vitórias. Sendo assim, se o Vozão empatar com o Botafogo, a Raposa estará rebaixada, mesmo se vencer seu jogo. Neste cenário, as duas equipes se igualariam em números de pontos conquistados (39), mas o primeiro critério de desempate é justamente o número de vitórias.
Os problemas pelo lado azul se estendem ao campo. Para o confronto de domingo, Adilson Batista tem quatro desfalques certos: Egídio, Edilson e Ariel Cabral estão suspensos. Robinho saiu machucado diante do Grêmio e também não encara o Palmeiras. Como todos os outros nove jogos da última rodada, a partida decisiva de domingo acontece às 16:00, no Mineirão.
ATLÉTICO
Após sacramentar, respectivamente, a permanência na Série A e a vaga na Copa Sul-Americana de 2020 nas últimas duas rodadas do Brasileirão, o Atlético tem seu último compromisso em Porto Alegre, enfrentando o Internacional.
Vagner Mancini, logo após a vitória contra o Botafogo, admitiu que o time do Galo será escalado com jogadores reservas. Ocupando a 12ª colocação, na melhor combinação de resultados possíveis o alvinegro chegará à 9ª colocação. Na pior combinação o Atlético desce, no máximo, uma posição (13ª).
LIBERTADORES FECHADA E “CLÁSSICO” PELA SUL-AMERICANA
Com a combinação de resultados da penúltima rodada, Corinthians e Internacional ficaram com as duas últimas vagas para a Copa Libertadores do ano que vem. As duas equipes se juntam a Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, Athletico Paranaense e São Paulo.
Para a outra competição continental, a Sul-Americana, já estão classificados Fortaleza, Goiás, Bahia, Atlético e Vasco. Resta apenas uma vaga para o torneio, que será disputada entre os cariocas Fluminense (que enfrenta o Corinthians, fora de casa) e Botafogo (enfrenta o Ceará, em casa).
REBAIXADOS
Cruzeiro e Ceará lutam para não se juntarem aos já matematicamente rebaixados CSA, Chapecoense e Avaí.
OS CONFRONTOS
CRUZEIRO X PLAMEIRAS
BOTAFOGO X CEARÁ
INTERNACIONAL X ATLÉTICO
FORTALEZA X BAHIA
CORINTHIANS X FLUMINENSE
SANTOS X FLAMENGO
VASCO X CHAPECOENSE
AVAÍ X ATHLETICO-PR
GOIÁS X GRÊMIO
CSA X SÃO PAULO