Nas eleições municipais, o 2º turno acontece quando nenhum dos candidatos conquistou mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno de votação e a população tenha mais de 200 mil eleitores. Nas eleições de 2024, este será o caso para apenas duas cidades de Minas Gerais: em Belo Horizonte e Uberaba, as eleitoras e eleitores voltarão às urnas no dia 27 de outubro para escolherem as novas prefeita ou prefeitos.
Em Belo Horizonte, pesquisas já apontavam para o 2º turno, existindo apenas a dúvida de quais candidatos continuaram em campanha até o próximo dia 27. Com todas as urnas eletrônicas apuradas, ficou definido que Bruno Engler (PL), com 34,8% dos votos, e Fuad Noman, com 26,54% dos votos, disputarão o segundo turno na capital mineira.
Em Uberaba, a cadeira da Prefeitura será decidida entre Elisa Araújo (PSD), que teve 46,36% dos votos nesse domingo, e Tony Carlos (MDB), que contabilizou 28,09% dos votos.
Eleitoras e eleitores dessas cidades que não votaram no primeiro turno poderão votar no segundo. Mas é importante lembrar que os dois turnos de votação são independentes, portanto, mesmo que a pessoa vá votar no segundo turno, deve justificar a ausência ao primeiro turno de votação.