Na tarde desta segunda-feira (28), durante a prestação de contas da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o superintendente da Fundação, Marcos Alcântara, fez uma ousada promessa. Ele afirmou que pretende realizar dez festivais em Itabira neste ano. A projeção faz parte do plano de metas da FCCDA, que ainda inclui a difusão da obra drummondiana, o projeto “Cultura Todo Dia” e a reforma dos espaços culturais da cidade.
De acordo com Marcos Alcântara, os dez festivais envolveriam diferentes atividades, como a música, teatro, cinema e artes plásticas. Para isso, a equipe da Fundação precisaria correr contra o tempo, já que estamos prestes a entrar em abril e nenhum deles ainda foi realizado. Segundo o superintendente, há a possibilidade de que ocorram dois ou três festivais em apenas um mês.
“No nosso plano de metas desse ano, nós fomos bem ousados, mas ousados com coragem, e vamos realmente fazer isso acontecer. Criamos toda uma estratégia, vamos fazer dez festivais durante esse ano em Itabira. Vai ter mês que teremos em Itabira dois, três festivais, porque nós vamos realmente fomentar a cultura itabirana”, disse ele aos vereadores.
Ainda sobre o tema, Marcos Alcântara prometeu realizar dois importantes eventos no município em 2022. “E nós estamos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e por meio da parceria com a Vale, trazendo para Itabira o ‘Pulsa’, a edição domingo e a edição novamente do Flitabira (realizada em 2021). Então são vários festivais que serão realizados em 2022.”
2º Festival de Música
Uma das atividades que pode figurar nesta lista é o 2º Festival de Música, de volta à rota cultural da cidade seis anos após a primeira edição. O evento ocorrerá entre 12 e 14 de maio, premiando as melhores apresentações de artistas solo, duo, trios e bandas. “Ele (2º Festival de Música) tem uma vertente a nível nacional, onde vamos trazer artistas do Brasil inteiro para cantar, tocar, interpretar as suas composições na terra de Drummond. E o mais importante: para que a gente possa criar um grande eixo de discussão e valorização do nosso artista”, disse Marcos Alcântara.
Segundo a FCCDA, entre os dias 21 de fevereiro e 4 de abril os interessados poderão se inscrever para a 1ª fase do Festival. Os quinze melhores
irão se apresentar na Fazenda do Pontal.