Com o objetivo de promover uma discussão sobre saúde e bem estar no ambiente de trabalho, uma equipe do curso de fisioterapia da Funcesi deu um pulo na sede do Grupo DeFato para conversar com os colaboradores do veículo de comunicação sobre Ergonomia e Saúde no trabalho. O encontro foi o primeiro do projeto Talks DeFato, que prevê mensalmente compartilhar conhecimento de diferentes áreas por meio de conversas direcionadas aos integrantes da empresa.
A professora de Ergonomia e supervisora de estágios da Funcesi, Marina Lage Simões, junto com três alunas do 10° período de Fisioterapia, ministrou uma palestra para explicar sobre o tema. Além disso, foram sugeridos alongamentos e aplicado um formulário para entender o comportamento de cada colaborador. “Iniciativas como essa do Grupo DeFato possibilitam, além da conscientização do colaborador, promover correções de erros, prevenir dores e proporcionar mais saúde e bem estar”, destacou a docente.
Como dica para trabalhar o corpo durante as funcionalidades do dia-a-dia, a professora Marina afirma que, no caso do Grupo DeFato, por se tratar de um fluxo informatizado, o ideal é levantar a cada um hora e andar dez minutos. “É necessário também a prática de exercícios físicos para cuidar do corpo e a saúde”, explicou a profissional.
Na próxima semana, a equipe irá retornar à sede do Grupo DeFato para realizar a segunda parte da atividade. “Hoje, coletamos dados por meio de um formulário e a partir das respostas vamos intervir de forma individual para cada posto de trabalho com ajustes ideais”, ponderou a professora.
Laboratório
A ergonomia, conjunto de métodos que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas, é uma das disciplinas ofertadas no curso de fisioterapia da Funcesi. Por meio do bate papo, as alunas Fernanda Caroline de Melo Maia, Bárbara Batista Gomes e Pâmella Britto puderam aplicar os conhecimentos em sala de aula.
Para Fernanda, a vivência é bem diferente das aulas teóricas e que, por ser uma área nova da fisioterapia, é um processo muito enriquecedor. Já para Bárbara, participar da iniciativa é uma oportunidade contribuir com o bem estar do próximo aplicando os conhecimentos do curso. Pâmela afirmou que o Talks DeFato proporcionou interação entre a equipe no momento de desenvoltura dos alongamentos, além de possibilitar a mudança de hábito dos colaboradores.