Caminhoneiros do transporte de combustíveis de Minas Gerais, também conhecidos como tanqueiros, anunciaram uma greve a partir desta quinta-feira (25) em protesto contra a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel em Minas. Em assembleia realizada pela categoria durante a tarde, eles decidiram manter a paralisação. Com isso, já há reflexos no abastecimento dos postos de combustíveis da região metropolitana de Belo Horizonte.
d
Presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (SindTaque), Irani Gomes diz que a greve dos tanqueiros é por tempo indeterminado. “Decidimos manter a paralisação até a manifestação do governo. Enquanto o governo não se manifestar, a decisão é manter tudo parado. Não temos previsão de voltar”, disse.
+ Leia a matéria completa no Estado de Minas
Em Itabira
No município itabirano, a situação não é tão caótica, mas alguns atos foram registrados. Na noite desta quinta-feira (25), motoristas e motociclistas itabiranos realizaram um protesto em vários dos principais pontos da cidade, como a avenida João Pinheiro. A revolta é a mesma: a alta do combustível. No entanto, os postos de combustíveis da cidade ainda registram movimentação tranquila.
Assista, abaixo, um vídeo que flagra a manifestação.