Site icon DeFato Online

Tãozinho Leite recusou integrar a chapa de Reinaldo Lacerda na eleição da Câmara de Itabira

Tãozinho Leite recusou integrar a chapa de Reinaldo Lacerda na eleição da Câmara de Itabira

Reinaldo Lacerda usou a tribuna do Legislativo após o resultado da eleição - Foto: Gustavo Linhares/DeFato

A eleição para a nova mesa administrativa da Câmara Municipal de Itabira aconteceu na manhã de segunda-feira (28) e terminou com Heraldo Noronha Rodrigues (PTB) eleito presidente. O vereador Reinaldo Lacerda de Soares (PSDB) acabou derrotado na disputa e conversou com o portal DeFato sobre o resultado do pleito e revelou que indicou Sebastião Ferreira Leita “Tãozinho” (Patriota) para compor a sua chapa. Tãozinho acabou recusando o convite para integrar o grupo rival, se tornando o segundo secretário da Casa.

Mesmo apoiado pelo atual presidente Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) e pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB), Reinaldo Lacerda foi derrotado por nove votos a oito. Após a confirmação da vitória de Heraldo Noronha, o tucano disse que o resultado faz parte do processo democrático e lamentou não ter conseguido mais um voto para que pudesse ser eleito presidente.

“Não considero uma derrota, é um processo e a democracia é isso. Tem que ser respeitado. Trabalhamos muito e tenho boa relação tanto com a situação quanto com a oposição. O outro lado foi vitorioso e temos que respeitar. Trabalhei incansavelmente para ser eleito, mas, infelizmente, faltou um — essa é a importância de um voto. Um voto é importante tanto aqui dentro quanto lá fora, é o que eu sempre digo”, avaliou Reinaldo Lacerda.

Desde 2021, quando teve início a atual legislatura, existem três blocos partidários no Legislativo. Dois deles formados pelos partidos com o maior número de vereadores na Casa, o MDB e o PTB, que contam com quatro cada. A terceira bancada, que reúne a maioria de parlamentares, com nove, é composta por Patriota, PDT, PP, PSB e PSDB. O regimento interno da Câmara de Itabira, em seu artigo 35, parágrafo segundo, determina como uma das atribuições do líder desses grupos “indicar candidatos da bancada ou do bloco parlamentar para concorrerem aos cargos da mesa da Câmara”.

Dessa forma, Reinaldo Soares, líder da maioria, indicou Tãozinho Leite para a sua chapa. O vereador do Patriota, porém, recusou integrar essa chapa e optou por apoiar Heraldo Noronha — e, com a vitória do seu aliado, se tornou o segundo secretário do Legislativo.

“Fizemos a indicação para que o Tãozinho fizesse parte da mesa diretora, tentei de todas as formas conversar com ele. No artigo 35 fala de se criar um bloco nesta Casa e esse bloco foi um consenso entre os nove vereadores que o criaram. Como seu líder do bloco e do partido, conforme a Lei Orgânica e o regimento interno, quem pode indicar para participar da mesa diretora é o líder, no caso eu. Eu adverti o vereador porque ele estava compondo outra chapa, pois ele faz parte desse bloco. O regimento fala e eu indiquei ele para fazer parte da minha mesa. Mas ele não concordou. Esse é o processo”, disse Reinaldo Lacerda. “Agora vou conversar com a turma, com os outros sete vereadores para conversar e entender. Desejo sucesso para a chapa agora eleita”, completou.

Procurado pela reportagem da DeFato, Tãozinho Leite preferiu não se manifestar sobre as falas de Reinaldo Lacerda.

Exit mobile version