A vereadora Iza Lourença (PSOL) protocolou nesta semana um Projeto de Lei (PL) que prevê a tarifa zero em Belo Horizonte. O texto foi apresentado nessa quinta-feira (6) na Câmara Municipal e prevê a implantação da tarifa zero no transporte público coletivo por ônibus na capital dentro de um prazo de quatro anos.
Belo Horizonte tem hoje a passagem mais cara de todo o Sudeste, chegando a R$ 5,75. Se o texto da tarifa zero for aprovado pelos parlamentares, BH se juntará a Palmas e Teresina, cidades brasileiras que já contam com o transporte gratuito. “A nossa proposta é que empresários com mais de dez funcionários contribuam com uma taxa, valor menor do que já é pago com vale-transporte, para subsidiar o busão. E os pequenos comerciantes podem ficar tranquilos, porque além de não ter taxa, vão economizar com a passagem de seus funcionários”, declarou a vereadora Iza Lourença em publicação no Instagram.
O Projeto de Lei protocolado pela vereadora Iza Lourenço também conta com a assinatura de outros 21 vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Com isso, a proposta já tem número suficiente de votos para ser aprovada em plenário, já que são necessários 21 votos para se formar a maioria na Casa.