O próximo domingo (2) será dia de eleição — assim como de arte e cultura. Após o período de votação, o Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) receberá, às 19h, o espetáculo “Promete que Jura?”, do Espaço LuarAzul. A apresentação tem direção artística de Higgor Vinícius Vieira, que também é um dos atores. A peça já está com os ingressos esgotados.
“O espetáculo ‘Promete que Jura?’ nos transporta para um universo de amor, pureza e inocência no dia de São João em uma cidadezinha de qualquer lugar interiorano de Minas Gerais. Todo o acontecimento desenrola-se em uma praça de uma vila logo após a comemoração do dia de São João. Todas as pessoas já foram embora para suas casas, menos Antônio e Francisca, recém casados de mentirinha no casamento da festa. A partir de então, a seriedade do ‘amor’ e de ‘amar alguém’ é discutido de uma forma simples e inocente por esses dois personagens”, conta Higgor Vieira, que além de dirigir e atuar, também é professor-artista do Espaço LuarAzul.
Segundo o diretor, “a apresentação surgiu no momento em que víamos crescer o número de integrantes do Curso de Teatro do Espaço LuarAzul, o Teatralize, uma das modalidades oferecidas para faixa etária a partir de 11 anos em nossos espaço. Desde 2011, quando ainda estava cursando a faculdade de Licenciatura em Artes Cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto, ouvi falar no texto ‘Promete que Jura’, em um festival de esquetes que acontecia por lá na Semana de Artes. O texto original é de um grande amigo que estudou comigo, o Alan Villlela, Leopoldinense”.
“Sempre trouxe em meu coração esse nome, mesmo porque alimentava uma curiosidade dentro de mim por não ter tido a oportunidade de, naquela época, poder prestigiar o espetáculo visto que estava em uma outra apresentação no mesmo dia. Esse mesmo ano quando pensei em fazer algo, pela primeira vez aberto ao público, veio novamente o nome ‘Promete que Jura”, foi então que entrei em contato com meu amigo Alan e ele com tamanha satisfação e alegria me enviou o texto para que eu pudesse ter certeza que seria o ‘Promete que Jura’ o nosso primeiro espetáculo”, completa Higgor Vieira.
O texto original do espetáculo conta com apenas três atores, número abaixo da quantidade de integrantes do Teatralize, que conta com nove alunos. Dessa forma, o diretor decidiu convidar as crianças da turma Arte Yoga, outra modalidade oferecida ao público infantil e infanto-juvenil do Espaço LuarAzul, para compor e darem vida aos meninos da vila — fazendo com que o script original fosse adaptado. “Não mexi em uma vírgula do texto original do Alan, mas acrescentei momentos antes da Festa de São João que se tornou o 1º ato, repleto de cenas cômicas e inocentes, trabalhando o cômico de situação, costumes e caracteres. Já o 2° ato veio a ser o texto do Alan na íntegra, para que Itabira pudesse sentir a essência de um texto que envolve toda família por um amor tão leve e sutil que nos faz suspirar”, revela Higgor Vieira.
Além dos alunos do Espaço Luar Azul, o espetáculo também conta com a participação do Núcleo de Criação do instituto, que é composto por artistas formados na área das artes cênicas. E para quem não conseguiu reservar o seu ingresso, Higgor Vieira garante que já pensam em datas para uma nova rodada de apresentações.