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Teatro em Movimento realiza oficinas de formação em artes cênicas, em Itabira; saiba mais

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Registros de Brás Martins da Costa mostram o uso da fotografia em uma de suas técnicas mais antigas. Foto: Júlia Lanari/FCCDA

O projeto “Teatro em Movimento”, abre inscrições para a série de oficinas “Atrás da História”. As atividades são gratuitas e estão programadas para acontecer  em Itabira, nos meses de abril e maio, oferecendo uma oportunidade única de imersão criativa para estudantes e artistas cênicos, com idade a partir dos 16 anos. As oficinais presenciais acontecem na Casa do Brás (R. Guarda-Mor Custódio, 156 Centro) e serão ministradas por profissionais especializadas e atuantes em suas áreas, incluindo Fernanda Vianna na Prática e Direção Cênica, Eliatrice Gischewski, na Preparação Corporal, Rose Brant, na Preparação Vocal, Malu Grossi Maia, na Dramaturgia. 

Ao todo, serão oferecidas 20 vagas de oficinas e mais 5 ouvintes. As inscrições estão abertas até o dia 10 de abril, quarta, através de um formulário online. Clique aqui para acessar. 

Todas as atividades são gratuitas e com certificado para quem cumprir no mínimo 75% de presença ou mais da carga horária proposta. Ao final das oficinas, uma mostra especial será realizada  no Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte, para apresentar os trabalhos desenvolvidos, celebrando as novas vozes e histórias descobertas por meio deste projeto e conectando os participantes com atores, criadores e diretores da cena dramatúrgica da cidade.

O projeto que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim e está em sua 23ª edição – sendo reconhecido por seu incentivo às artes cênicas e à formação profissional -, busca resgatar e dar voz às narrativas escondidas e às histórias não contadas, explorando o vasto território do não reconhecido  daquilo que ficou invisível ou caiu no esquecimento durante o percurso da (s) historia(s). 

Essa 23ª edição do Teatro em Movimento tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. As oficinas “Atrás da História” também vão acontecer em Congonhas e Ouro Preto, além de Itabira. 

Confira as datas e horários do projeto em Itabira

Abril: dias 12; 13; 14; 19 (presencial); 20; 21; 26 (atividade remota); 27; 28; 

Maio: dias 04 e 05 de maio (presencial). 

Horários: 

12/4 e 19/4 – das 19h às 21h

13/4; 14/4; 20/4; 21/4; 27/4, 28/4 – das 10h às 13h / das 14h às 17h. 

26/4 – das 18h às 22h (atendimento remoto de 1h, previamente agendado, para grupos de cinco participantes). 

04/5 – das 14h às 18h. 05/5 – das 14h às 20h

Oficinas e ministrantes 

O projeto “Atrás da História” é composto por quatro módulos de trabalho: Preparação Corporal, Preparação Vocal, Prática e Direção Cênica  e Dramaturgia. Cada oficina será liderada por uma especialista de renome em sua respectiva área, garantindo uma experiência de aprendizado rica e profunda.

Para Tatyana Rubim, idealizadora do Teatro em Movimento,  o projeto  “Atrás da História” é um convite para um mergulho profundo nas águas da criatividade e da expressão. “Atrás da História é uma oportunidade formativa para mergulharmos nas profundezas das narrativas não contadas, trazendo à luz histórias que foram esquecidas ou silenciadas. Através deste projeto, esperamos não apenas enriquecer o repertório artístico dos participantes, mas também contribuir para uma compreensão mais ampla e inclusiva da nossa história.” 

Tatyana ressalta também que “Atrás da História” busca mostrar também um pouco dos personagens coadjuvantes, que ficaram esquecidos ou não ganharam a devida relevância que merecem. “Quem são as mulheres inconfidentes da cidade de Ouro Preto? Quem eram as pessoas que faziam parte da vida de Drummond em Itabira? Quais são os personagens que ajudaram Aleijadinho a criar os 12 profetas? Quem são estes 12 profetas e como isso ficou permeando o imaginário artísticos de Aleijadinho?O Teatro em Movimento é isso. Ajuda a resgatar a memória, as histórias através desse trabalho prático que são as oficinas, estruturada pelos quatro eixos propostos”, enfatiza a idealizadora do Projeto. Ela completa que às sextas-feiras as oficinas abrem para trocas teóricas acerca dos bastidores, no sentido de tornar essa proposta de oficina mais completa. “Os inscritos poderão trocar sobre assuntos ligados a outras partes importantes da construção de espetáculos, a saber: produção, desenho de luz,  desenvolvimento de trilhas, cenotécnica e muito mais. Neste momento, a atividade será gratuita e aberta ao público em geral, não ficando só restritas aos inscritos na parte prática. Isso também torna esta ação formativa e de trocas única”, completa Tatyana Rubim. 

Prática e Direção Cênica com Fernanda Vianna

A oficina irá abordar diversos passos do processo da direção de um espetáculo teatral, com o objetivo de promover uma visão geral deste trabalho. Trabalharemos a realização de jogos teatrais que estimulem a disponibilidade do ator estimulando a escuta, o jogo e o improviso; técnicas corporais e vocais; a interlocução entre os diversos instrumentos para criação da cena: palavra, gesto, figurino, cenário; funções e responsabilidades do(a) diretor(a); a escolha do texto; a concepção do espetáculo; a formação da equipe artística e técnica; até a montagem teatral (criação artística e produção). 

Fernanda Vianna começou a carreira como bailarina. É atriz e participou de vários espetáculos do Grupo Galpão desde 1995, quando estreou como Julieta no espetáculo icônico Romeu e Julieta. Na TV atuou, entre outros, na minissérie Justiça e em Natal de Rita como protagonista. No cinema atuou em longas-metragens como Moscou, Meu Pé de Laranja Lima, Lodo, Fogaréu. Em 2010 fundou com Rodolfo Vaz a Oitis Produções Culturais produzindo espetáculos premiados como “Antes do Silêncio”, “O Capote” e os musicais infantis e brasileiros “O boi e o burro no caminho de Belém” e “Berenice e Soriano”, ambos sob sua direção. Dirigiu ainda o “Patinho Feio” para o Ballet Jovem MG e fez preparação corporal para diversas companhias teatrais. Em 2023 dirigiu a Ópera “Blue Monday e afluentes” para o Theatro Municipal de São Paulo. Pelo filme “O que se move” recebeu o prêmio de melhor atriz em Gramado. 

Preparação corporal com Eliatrice Gischewski

Utilizando variadas técnicas de dança como instrumentalização do corpo, a oficina propõe um mergulho de cada um em si. Viajar da pele, ao músculo, ao esqueleto, e deste para as profundezas de si, utilizando o movimento como forma de manipulação dos estados próprios, buscando investigar sensações, vibrações e sentimentos como forma de comunicação e discurso. Através de elementos básicos do movimento, e a relação do indivíduo com a sua máquina-corpo, descobrir as potencialidades cênicas e expressivas de cada pessoa, compreender, transformar e descobrir novas possibilidades da criação de narrativas corporais.

Eliatrice Gischewski é bailarina, diretora de movimento, preparadora corporal, pedagoga e professora de dança. Atua como diretora de movimento e preparadora corporal em diversos espetáculos de teatro. Foi indicada a melhor bailarina pelos prêmios Sesc/Sated e Usiminas Sinparc em 2011 e 2012, respectivamente, pelo espetáculo Território Nu. Atualmente, integra o elenco da Cia de Dança Palácio das Artes. Foi professora de Ballet Clássico e ensaiadora do CEFART- entre 2008 e 2015. É graduada em pedagogia pela Unopar, formada em técnica de dança clássica, dança contemporânea e técnica em iluminação pelo CEFART (Centro de Formação Artística e Tecnológica) da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das artes. 

Preparação vocal com Rose Brant

A oficina de voz busca encontrar regiões e caminhos construtivos entre a verdade do artista e a verdade da personagem e tudo que eles exigirão de sustentação. Tom. Registro. A voz pelo corpo. A voz em cena. O objetivo é que cada um se aproxime de sua identidade vocal, ampliando sua sensibilidade. Iremos desconstruir laços e estabelecer novas conexões e referências a partir de seu som primário, o que facilitará na composição individual e coletiva dos personagens e sons para a cena.

Rose Brant é atriz, cantora, compositora e artista plástica. Recebeu prêmios e indicações no teatro por atuação em espetáculos musicais adultos e infantis. Seu álbum independente “No Colo da Flor” está nas plataformas digitais, com canções inéditas e autorais. A artista ainda cria vozes para trilhas de filmes e séries, como também é bastante presente no mercado publicitário. Seu trabalho envolve o trânsito entre a fala e o canto, através do desenvolvimento de processos criativos híbridos.

Foto: Divulgação

Dramaturgia com Malu Grossi Maia

A oficina de Dramaturgia pretende investigar com os alunos como dar forma à história que querem contar. “As histórias estão ao mesmo tempo dentro e fora de nós, sendo importante tanto escutarmos quando falarmos o que elas têm a dizer. Partindo desse ponto, vamos aprender primeiro alguns conceitos do gênero de escrita dramatúrgica – ação, arco de personagem, estrutura dos atos, conflitos e diálogos. Depois, faremos exercícios para colocar a história ao mesmo tempo no papel e na memória, entendendo que é preciso tanto um esforço da imaginação para que uma lembrança possa ser contada, quanto a descrição da realidade para inspirar a invenção. À medida que as histórias vão sendo coletadas, vamos discutindo e recriando em grupo uma peça única para desenvolvimento do projeto”. 

Os exercícios partem de entrevistas entre os participantes, jogos teatrais de oralidade, leitura de referências e pesquisa complementar de mais detalhes ou elementos de roteiro para a proposta que eles mesmos criarão.

Malu Grossi Maia é autora, atriz e palhaça. Formou-se pelo Teatro Universitário e é graduanda em Letras pela UFMG. Em 2019, estreou o espetáculo “Auto da Compadecida”, como atriz convidada do Grupo Maria Cutia de Teatro. Publicou, em 2021, “Espelho umbigo capim”, vencedor do Prêmio Poesia Incrível pela Crivo Editorial. É autora dos espetáculos “A Língua do Fogo”, da cia Doisemum, (em montagem) e “A Travessia de Ilídia”, encenado em um projeto com crianças da EE Virgínia Reis. Atualmente, é participante da segunda Residência Literária Escrita dos Dias, em Belo Horizonte.

Foto: Divulgação

Teatro Em Movimento

O projeto Teatro em Movimento, coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, completa 23 anos, em 2024, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos mesmos para Belo Horizonte que tornou-se, ao longo do tempo, praça relevante para a apresentação de importantes repertórios. Além disso, o projeto também atua em outros Estados e outras cidades. 

Desde então, contabiliza 280 repertórios, que somam mais de 800 apresentações, envolvendo cerca de 860 artistas, em 15 cidades, 30 teatros e público superior a 402 mil pessoas. Desde 2020, fundou o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil, sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, da dança, do audiovisual e dos games; ambos idealizados por sua diretora, Tatyana Rubim.

 

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