A Prefeitura de Santa Bárbara realizou, no Santuário do Caraça, o primeiro Fórum Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de Minas. O evento teve como tema principal: O papel da tecnologia no aprimoramento do atendimento e gestão pública.
A ação foi articulada por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Inovação, e contou com a presença do prefeito Alcemir Moreira, da vice-prefeita Professora Dionir Rodrigues, dos secretários, além de empresários e especialistas do setor de tecnologia.
Outros prefeitos da região também marcaram presença no evento, estiveram presentes: a prefeita Samanta Aparecida de Bela Vista de Minas; Txai Silva, prefeito de Nova Era; Vicente Ribeiro, vice-prefeito de Bom Jesus do Amparo; Celso Ribeiro Vaz, vice-prefeito de Ouro Branco; Fernando Rolla, prefeito de São Domingos do Prata; José Omar Paollineli, prefeito de Cosmópolis, José Bráulio Aleixo, prefeito de Dom Silvério; José Humberto Ribeiro, prefeito de Santa Rosa da Serra, além da deputada estadual Ana Paula Siqueira.
Tecnologia
O fórum busca proporcionar educação e oferecer visibilidade para o uso da tecnologia e inovação na gestão pública. Contudo, Santa Bárbara já apresenta ações em várias áreas, que envolvem esse processo. Como:
- A entrega de tablets aos alunos e professores da Rede Municipal de Ensino;
- A adoção de um sistema de armazenamento de dados em nuvem, para otimizar o trabalho do setor de contabilidade;
- O uso da captação de água da chuva em algumas escolas da Rede Municipal;
- O primeiro cemitério vertical biosseguro público do país.
O Fórum
A abertura do evento foi realizada pelo Chefe do Executivo, que relatou a importância da força conjunta dos gestores para melhorar a qualidade de vida nos municípios. Em seguida, foi iniciada uma série de palestras sobre temas relacionados à tecnologia, inovação e sustentabilidade. Ao todo foram apresentados 13 painéis sobre:
- Criação de banco de dados;
- Automatização de sistemas;
- Implementação de redes públicas de Wi-fi e conectividade;
- Sustentabilidade;
- Parcerias público-privadas;
- E os desafios para a implantação do conceito de cidade inteligente ou Smart City.
Os conteúdos foram explanados por gestores dos setores públicos e privados, entre especialistas em tecnologia. Também foram apresentados casos de sucesso dos gestores públicos das cidades de Itabirito e Carmo do Cajuru.
Ensino público conectado
O prefeito Alcemir Moreira e o diretor de tecnologia educacional, Rodrigo Henrique, apresentaram o painel “Ensino público conectado e sustentável: inclusão digital e social em Santa Bárbara”.
Nesse momento, os convidados puderam conhecer projetos e ações para a inclusão digital de crianças e jovens e a aplicação de equipamentos digitais nos processos de aprendizagem.
Durante a apresentação, o diretor de tecnologia educacional lembrou de como o uso das ferramentas digitais favoreceu a continuidade das aulas e a adaptação rápida dos professores ao novo formato durante a pandemia:
“Na época os professores já estavam sendo preparados para atuar pela plataforma (Google Educação)”.
Durante a apresentação, ele mostrou como os tablets fornecidos aos alunos e professores estão sendo utilizados para a criação de vídeo aulas, realização de pesquisas e até mesmo como ferramenta de incentivo à leitura, uma vez que, agora é possível acessar os livros da biblioteca sem sair de casa.
Turismo
A importância e o uso da tecnologia para impulsionar o turismo rumo ao desenvolvimento da economia nas cidades da região central de Minas Gerais também foi destaque, sendo mencionada no evento.
Houve um bate-papo entre o público e os especialistas em turismo, Márcia Martins, diretora executiva do Circuito do Ouro e Rafael Almeida de Oliveira, superintendente de políticas do turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. A conversa foi mediada pelo secretário de cultura, desenvolvimento do turismo e esportes Alexandre Mota.
A Prefeitura de Santa Bárbara promoveu a ação com o objetivo de que o Fórum Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de Minas se tornasse inspiração. Assim, serve de incentivo para que os Municípios pratiquem uma cultura de desenvolvimento sustentável e inovação.