Foi lançado nesta sexta-feira (4) o projeto Desenvolve Itabira, focado na formação de desenvolvedores ‘Full Stack’ e outros profissionais em tecnologia, informação e comunicação (TIC). O curso terá 1800 horas (potencialmente) e a expectativa é de que em um ano de estudo os estudantes já estejam aptos a ingressar no mercado de trabalho, atuando em diferentes áreas e ramos. As inscrições para o projeto vão de 11 de agosto a 15 de setembro, com a realização das provas de seleção no memso mês, em data a ser definida.
Além do curso completo – que é dividido em 4 semestres e possui parcerias com a Universidade Federal de Minas Gerais e o Sebrae Minas -, cada aluno selecionado irá receber um notebook com conexão 4G. Eventos presenciais, curso de inglês, acesso a plataforma de estudos e obtenção de diploma também fazem parte da graduação.
“O programa visa a formação de desenvolvedores da área de tecnologia da informação, que é uma demanda crescente, com remuneração acima da média nacional. Itabira está saindo na frente em fomentar o setor de tecnologia com eventos como este e ainda vem muito mais encontros que contribuirão com a diversificação econômica da cidade”, afirma o coordenador do programa Desenvolve Itabira, Vitor Augusto Ferreira.
5% das vagas do Desenvolve Itabira serão reservadas a pessoas com deficiência (PcD). Clique aqui para saber mais informações a respeito do projeto e das inscrições.
Durante a solenidade de abertura do Itabira Summit, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), ressaltou a importância do projeto para capacitar pessoas interessadas em trabalhar com tecnologia. O projeto é inédito e vai atender cerca de 500 estudantes. “Nós temos um grande desafio de construir a Itabira do futuro. E já começamos com este evento e com a seleção para o projeto Desenvolve Itabira. Um projeto gratuito para formação de programadores que vai possibilitar a diplomação de profissionais, com parcerias sólidas. Vamos fazer de Itabira uma das cidades mais inovadoras e vocês são protagonistas”, disse.
Itabira Summit
O Itabira Summit está reunindo grandes nomes nacionais e internacionais, junto de agentes transformadores da realidade, para tratar de inspirações no mundo dos negócios, apresentando cases de sucesso, que variavam entre o mundo dos games à mineração.
O evento está sendo promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Prefeitura de Itabira e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), com o apoio do Centro Universitário Una.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabira, Vinícius Rocha, destacou a importância do evento para a construção de uma cultura de inovação na cidade. “Itabira está passando por um processo de desenvolvimento do ecossistema de inovação. Isso é um grande desafio, que envolve todo o contexto regulatório. O evento é de suma importância, por ser a primeira grande ação com objetivo de iniciar o contato de grandes nomes da inovação e os diversos agentes do próprio município com toda a população.”
A programação do Itabira Summit continua neste sábado (5). Confira e participe:
Café e conexões
Pitch de Startups, onde várias startups itabiranas apresentarão suas ideias de negócio
Case “Do zero à escala: a construção de uma Startup”, com o Itabirano fundador da startup Freelaw
Case “Costumer Success, Foco no Cliente”, com um dos fundadores da startup local Clubpetro
Case P7 Creativo
Palestra “Venture Capital e Financiamento de Startups”, com a especialista em M&A e advogada Priscila Spadinger
Mesa redonda – Growth, Venture capital, incubação e aceleração, onde as grandes mentes que se apresentaram durante a manhã trocam ideias sobre os assuntos abordados, com interação com o público.
Sessão II – de 13h45 às 16h00
Palestra “Como Porto Alegre se inseriu no mercado de Inovação” com Paulo Rizzardi, empreendedor e head de inovação da Prefeitura de Porto Alegre
Palestra “Ponte para Inovação – O case de Florianópolis”, com Daniel Leipinitz, diretor corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas e liderança na Sapiens Parque, ACATE e Anprotec.
Inovação na Vale, com Crisley Pacheco e Edgar Rodrigues
Sessão III – de 16h00 às 19h00
Case FCJ – com Weber Rangel e Marcos Knösel
Café e conexões
Palestra “Como será o amanhã? – indústria 4.0 e sociedade 5.0” com Paula Harraca, autora, executiva referência em ESG, Inovação e Gestão de Pessoas
Mesa redonda – Por uma Itabira Sustentável, mediada por Anabelle Custódio, com discussão sobre as potencialidades e desafios do município no contexto da sustentabilidade em seus diversos pilares
Intervenções culturais e muita música na área externa da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.