Depois de um longo período de clima seco, Itabira amanheceu chuvosa nesta quinta-feira (22). De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a precipitação deve durar até o sábado (24).
A última ocorrência de chuva significativa no município foi registrada no dia 16 de maio, com um volume de 20mm. Depois disso, apenas uma pequena precipitação de aproximadamente 2mm, , no dia 4 de junho, caiu na cidade.
O registro de alteração do clima e tempo na região foi observado na madrugada de hoje, com formação de nuvens carregadas e aumento na velocidade dos ventos. Houve queda de temperatura entre 2h e 6h da manhã. A velocidade dos ventos atingiu 15km/h.
A porcentagem de umidade no município deve variar entre 60% e 90% nas próximas 48h. Ventos moderados com rajadas podem facilitar pancadas de chuva durante todo o dia na quinta, sexta-feira e sábado pela manhã.
A temperatura, por sua vez, não apresentou grandes variações e deve permanecer entre mínima de 13ºC e máxima de 24ºC. No domingo (25), a previsão é de sol com poucas nuvens durante o dia e 0% de umidade.
Melhoria no ar
A precipitação dos próximos dias deve melhorar consideravelmente a sensação de tempo seco. Em relação à situação do ar, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que monitora a qualidade em diversos pontos do estado, mostra que Itabira atualmente apresenta uma classificação regular, ou seja, partículas inaláveis podem afetar pessoas de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas).
Como melhorar a respiração com o tempo seco
Sensação de ardência na garganta, dificuldades para engolir, falta de ar e tosse são alguns dos desconfortos provocados pelo clima seco, que também deixa as pessoas mais propensas às infecções, como asma, sinusite e rinite. Para minimizar os problemas, especialistas costumam recomendar as seguintes medidas:
- Beba bastante água – cerca de dois litros por dia;
- Se exercite na hora certa – evite exercícios físicos entre 10h e 17h (quando o ar está menos úmido) e prefira ambientes com clima regulado, como academias;
- Umedeça o ambiente – use umidificadores de ar ou coloque bacias de água em casa. Evite ar-condicionado, pois resseca o ambiente;
- Lave o nariz – aplique soro fisiológico algumas vezes ao dia;
- Deixe a casa sempre limpa e arejada – o acúmulo de poeira aumenta problemas alérgicos e respiratórios;
- Evite aglomerações – locais fechados e com grande concentração de pessoas, como shoppings e supermercados, podem acentuar as dificuldades respiratórias.